Via Certa faz parceria com plataforma que facilita a entrada de alunos no mercado de trabalho

A Via Certa Educação Profissional, rede com atuação no mercado de cursos profissionalizantes, fechou parceria no início deste ano uma plataforma de recrutamento digital – Jobflix. A parceria vai auxiliar a entrada no mercado de trabalho dos alunos que iniciam um curso profissionalizante em uma das unidades da rede.

Décio Marchi, diretor executivo da franquia Via Certa, explica que o objetivo é conectar alunos e empresas facilitando as primeiras etapas dos processos seletivos e a necessidade de convocar o candidato até a sua empresa. De qual forma? A Jobflix oferece aos candidatos um campo para cadastro de seu currículo e também de seu vídeo de apresentação, ou seja, o candidato grava uma apresentação de até dois minutos falando sobre sua formação, suas experiências e objetivos profissionais.

“Para a rede esse é um grande diferencial, pois possibilita que a empresa conheça a imagem e desenvoltura do candidato através desse vídeo de apresentação. Funciona como uma primeira entrevista, onde a empresa juntamente com os gestores de RH tem a autogestão das vagas na plataforma, podendo assistir quantos vídeos acharem necessário”, explica.

A empresa pode filtrar o candidato de várias maneiras, como por exemplo, localização, cargo de interesse, idade e se possui CNH ou não. Além disso, para a empresa que tem uma vaga cadastrada na plataforma é realizada automaticamente uma busca de candidatos. Aquele que tiver cargo de interesse compatível com a vaga em aberto, aparece para empresa no menu “Candidatos Ideais”. É como se a vaga desse o “match” com o candidato.

Programa

A franquia Via Certa busca parceiro para esse projeto de inclusão no mercado de trabalho há um ano e oito meses. A necessidade apareceu com o crescimento das operações e com o objetivo de atender empresas parceiras das mais diversas regiões oferecendo uma maneira mais rápida e prática de contratar.

Atualmente são em torno 1500 candidatos cadastrados e 35 empresas parceiras que possuem sinergia com os cursos que a rede oferece, além ainda, de 30 vagas em aberto até o momento. A expectativa da rede é que 70% dos candidatos/alunos consigam uma vaga por meio da plataforma.

“Trata-se de algo muito interessante para auxiliar o aluno que nunca teve uma experiência de trabalho ou até mesmo como uma maneira de voltar ao mercado. Por um lado o candidato consegue um emprego, do outro lado, nosso auxílio às empresas promove a elas um processo seletivo rápido e eficiente porque apresentamos pessoas qualificadas com o perfil para as vagas disponibilizadas”, comenta Décio.

O empresário reforça que todos os alunos da rede Via Certa tem a possibilidade de se cadastrar na plataforma e não ter nenhum custo de utilização enquanto estiver com o curso ativo por meio de um cupom de desconto.

Vagas de emprego

A captação de vagas para a Jobflix acontece de duas formas. Primeiro: as empresas quando possuem vagas em aberto entram em contato com as unidades buscando profissionais qualificados. E segundo, a franqueadora também busca por novas parcerias que tenham interesse de divulgar as vagas na plataforma.

Atualmente, a Via Certa conta com 30 unidades ativas espalhadas pelo Brasil. Todas elas disponibilizam essa plataforma para cadastro de currículo e inserção no mercado de trabalho.