Vending machines: cinco razões para investir no negócio

Do setor alimentício, com as tradicionais máquinas de café, ao de entretenimento, onde são comercializados brinquedos, livros e revistas, o mercado de vending machine está ganhando espaço no Brasil, principalmente pelo seu processo de operação simples e, na maioria das vezes, acessível, se comparado com outras opções do universo das franquias. As vantagens vão além do bom, simples e barato, e tem chamado atenção de investidores que veem nesse mercado facilidades na operação e assistência da franqueadora. Antônio Chiarizzi, diretor da Mr. Kids, rede focada na comercialização de produtos infantis com mais de sete mil máquinas espalhadas por todo o país, aponta cinco razões que tornam o segmento tão atrativo.

Facilidade de divulgação

Por serem práticas e estarem localizadas em lugares estratégicos, as máquinas não demandam muitas ações de marketing para divulgação. “No caso da Mr Kids, as cores e formatos dos produtos, por si só, já são um atrativo”, garante Chiarizzi. Algumas marcas, ainda, firmam parcerias com redes atacadistas e supermercados, estações de metrô e outros pontos estratégicos para auxiliar o franqueado.

Manutenção e custos baixos

As máquinas podem ser compradas ou alugadas e exigem pouca manutenção. “No nosso modelo de negócios, o equipamento é do franqueado e ele pode levá-lo para outra cidade ou bairro, caso julgue melhor”, avalia o empresário. Algumas franqueadoras, ainda, incluem a manutenção no contrato, como a Mr. Kids. “No nosso caso, por exemplo, basta acionar a empresa caso ocorra algum problema, o que não é frequente, pois os equipamentos são de baixa manutenção”, afirma. 

Início imediato

Quem opta por trabalhar com franquias sabe que quase sempre o processo para abertura do negócio é longo, trabalhoso e de custo algumas vezes acima do esperado. Já no mercado de vending machines, as máquinas já estão prontas para ser instaladas. Sendo assim, o franqueado começa a operar em poucos dias. 

Possibilidade de upgrade

Há a opção de empresários adquirirem só uma máquina em um local com grande circulação de pessoas e, com o passar do tempo, comprar novos equipamentos para  aumentar seus ganhos. Ou, ainda, aqueles que já são empresários, como donos de bares e restaurantes, por exemplo, que utilizam as vending machines como forma de ampliar a oferta de produtos e potencializar os lucros.

Renda extra

Outra razão que leva muitos a optarem por esse ramo é que, dependendo da proximidade com o ponto e da quantidade de máquinas, não é preciso ter funcionários. “Dá para administrar o negócio até de casa, nas horas vagas, sem precisar necessariamente largar o emprego para começar o próprio negócio”, finaliza Chiarizzi.