Vencendo no jogo da franquia

Arcade XP é Empresa de Rondônia que criou um modelo inovador de franquia para quem gosta de games e que quer abrir unidades em todo o país.

Os games movimentaram US$ 1,6 bilhão em 2016 no Brasil, o vice-líder do mercado na América Latina, atrás apenas do México. Com crescimento anual de 10%, o segmento de games tem faturamento superior ao do cinema e música juntos. De acordo com dados da consultoria PWC, aferidos no contexto do mercado de entretenimento e mídia, o de game é o segundo que mais cresce, atrás apenas da publicidade na internet. É neste cenário positivo que surge a Arcade XP, que optou pela forma do  quiosque de entretenimento para jogadores de todas as idades, que buscam boas opções de diversão digital a qualquer hora do dia.

O apaixonado por games Paulo Vicente Carvalho Jr., sócio fundador da Arcade XP, trouxe para o Brasil a realidade virtual. 

A realidade virtual eleva a experiência de envolvimento no jogo a níveis jamais imaginados, porém o alto custo para aquisição dos equipamentos torna o acesso ainda restrito para grande parte dos brasileiros.

Com seu espaço de apenas 12 m², instalado no Porto Velho Shopping, na capital de Rondônia, a empresa almeja atrair empreendedores que gostem de games para levar a marca para todos os estados do Brasil. 

Conversamos com o sócio diretor da Arcade XP Paulo Vicente Carvalho Jr para saber mais. 

Confira. 

Mapa das Franquias: Mesmo com o entretenimento de jogos tão presente na casa dos brasileiros, manter-se atualizado com as últimas tendências do mercado pode sair caro?

Paulo Vicente: Sim, os jogos são lançados no mercado com preço médio de 250 reais. Então mesmo os brasileiros possuindo os consoles, que já possuem o valor alto, o mercado tem apelo de sempre lançar novidades, nesse contexto pode sair caro. Na própria Arcade, temos clientes que possuem os consoles em casa, mas que não conseguem comprar todos os jogos lançados durante o ano.

Mapa das Franquias: Muitos títulos são comparados a grandes produções de Hollywood. Dá pra explicar pra quem é leigo?

Paulo Vicente: Como atualmente o mercado de jogos movimenta muito dinheiro a exigência no padrão de qualidade aumenta, assim os consumidores buscam os jogos mais realistas e diversificados, o que faz os produtores de jogos investiram em gráficos, sonoridade e pesquisas para deixar determinado jogo o mais próximo da realidade. O game GTA V que é o mais vendido de todos os tempos, com valor estimado em US$ 265 milhões para criar toda uma cidade como cenário de jogo, dando liberdade ao jogador para fazer o que bem entender no local.

Mapa das Franquias: Quais as características principais de um franqueado? Como ele é treinado?

Paulo Vicente: O franqueado além do perfil empreendedor precisa ter conhecimento em games O treinamento ocorrerá  em Porto Velho, onde há a nossa sede. Ele será treinado a entender e administrar o programa de controle e os consoles que possuímos, bem como os detalhes e pecualiridades de cada vídeo-game tanto para a preservação do aparelho quanto para saber indicar o melhor game para os clientes que vão ao quiosque atrás de novidades.

Mapa das Franquias: Qual a importância realidade virtual no aquecimento do mercado?

Paulo Vicente: A realidade virtual tem sido a aposta da nova revolução no mercado de entretenimento, segunda a Business Insider, até 2025 o mercado de realidade virtual irá movimentar cerca de US$ 35 milhões em diferentes possibilidades de entretenimento, sendo que das diversas aplicações da tecnologia os games devem movimentar cerca de 11,6 bilhões desse total.

Trazendo a parte do entretenimento a realidade virtual leva o jogador pra dentro do cenário, causando reações únicas, como estar dentro de um carro se corrida e olhar para todas as direções para visualizar os competidores ou ainda, jogar um jogo de terror podendo ficar cara a cara com um zumbi.

Mapa das Franquias: O formato disponível é só quiosque ou existem outros? Por que esse formato?

Paulo Vicente: Só em quiosque. Como nosso projeto foi feito para shoppings, é importante ressaltar que cada metro quadrado é refletido no aluguel, por isso procuramos otimizar ao máximo nosso espaço, visando um baixo custo de operação e um bom lucro,  além disso o quiosque no meio do shopping chama a atenção visualmente. No caso de games isso é um enorme diferencial, pois os gráficos estão  cada vez mais próximos da realidade. Já tivemos casos engraçados de pessoas que pararam para assistir um jogo de futebol, pensando ser uma partida oficial de seu time.

Mapa das Franquias: Qual a estratégia para levar a franquia para todo o Brasil? O processo de franchising já começou? 

Paulo Vicente: A estratégia é concentrada no próprio projeto direcionado aos shoppings, sendo estes presentes em todos os estados brasileiros. O processo de franchising foi elaborado pela empresa RZD Consultoria e Gestão de Franquias que atua no ramos desde 2001, com excelentes projetos desenvolvidos no mercado de Franquias.