UseOdonto estreia no mercado de franquias com proposta de negócio estruturado para dentistas

Publicado em 30/08/2018 por Imprensa

Com plano odontológico e cartão próprio, marca possibilita uso de cash back para pagar mensalidade e ganhar desconto de, no mínimo, 30% em tratamentos

Fundada em 2018, em São José do Rio Preto (SP), a UseOdonto, empresa especializada em serviços odontológicos, surgiu no mercado como uma ideia de empreendedorismo humanizado. Seu idealizador, Daniel Spezamiglio, que há anos atua no franchising com consultorias em segmentos variados, mantinha consigo uma grande paixão por odontologia desde adolescente.

Paralelo ao ofício, Spezamiglio deu início à faculdade na área da saúde, e foi no mercado da classe C que ele visualizou uma oportunidade impulsionada pela necessidade de promover um serviço odontológico humanizado e ético no mercado. As premissas deram esboço à UseOdonto, e ao se formar, Daniel, com o negócio pré-formatado alinhado com seu conhecimento e know-how, deu vida ao empreendimento que já nasceu no ramo de franquias.

Modelo de Negócio

A franquia conta com três modelos de negócios: Solo, Trio e Top, com investimento inicial de R$45 mil, R$60 mil e R$150 mil, respectivamente. Sem distinção, as três modalidades são autorizadas a oferecer todos os serviços da marca que abrangem as especialidades da área por completo: odontopediatria, implantodontia, prótese, cirurgias, ortodontia, odontogeriatria, endodontia, periodontia e estética.

“A UseOdonto é uma franquia destinada ao dentista que atende sozinho ou é recém-formado; nós iremos ajudá-lo a alavancar seu negócio. Porém um empresário que queira investir no segmento também é bem-vindo, já que temos toda a estrutura e suporte para orientá-lo sobre o setor”, explica.

Ponto forte para o negócio

Detalhando o assunto, Daniel explica que a franquia é uma boa opção para os profissionais da área, porque muitos deles não entendem que um escritório odontológico é um negócio que exige conhecimento em questões de administração, capital de giro, entre outras pontas que fazem parte do universo empresarial e por isso acabam fechando ou então permanecem sem expectativas de crescimento.  “Daremos o treinamento para que ele consiga administrar a parte financeira, que é um dos grandes pontos falhos de toda graduação em odontologia: ensinar ao dentista que ele tem um negócio nas mãos como qualquer outro e que deve aprender a administrá-lo”, relata.

E falando em respaldo, a franquia promove uma abordagem completa ao investidor. Explicamos. O franqueado é orientado desde o local da instalação, até a escolha da comunicação visual da unidade - tanto interna, quanto externamente.  Antes de dar início à operação, ele passa por três dias de curso na sede aprendendo sobre o negócio. E após esse período, uma vez por mês ele recebe, ainda, aulas on-line com temas específicos pré-agendados com o objetivo de sanar as dúvidas e auxiliá-lo a adquirir os resultados que espera.

E já que estamos falando sobre pontos fortes do negócio, o giro constante de pacientes é um deles. “A ideia é fazer com que o franqueado tenha um fluxo de pacientes em sua clínica de modo orgânico, uma vez que divulgaremos o plano UseOdonto (individual e familiar) em que o paciente será atendido em uma de nossas clinicas franqueadas. Dessa forma o franqueado receberá mensalmente um valor subsidiado para os atendimentos de emergência e ainda por cima toda a demanda desses cartões, desde os atendimentos preventivos até os mais complexos, como cirurgias e implantes. Além disso, com o formato enxuto o franqueado consegue um lucro considerável por cadeira em sua clínica, agregando produtividade com atendimento humanizado”, fala Daniel.

Parcerias geram lucro

Em parceria com as principais empresas de equipamentos do Brasil, a UseOdonto proporciona ao franqueado comprar desde equipamentos pesados, como cadeiras compressores, até os materiais de insumos mais baratos, direto com os fabricantes com até 40% de desconto. 

Diferencial competitivo

Grande aposta de captação do público, a empresa possui um cartão de crédito que oferece cash back, ou seja, um porcentual de dinheiro que volta para o beneficiário a cada transação que ele faz. Esse dinheiro pode ser sacado, utilizado para fazer pagamentos, transferências, entre outros. O cartão é aceito em vários estabelecimentos como farmácias, postos de gasolina, supermercados, lojas em geral e com a utilização dele, o cliente pode fazer gratuitamente a cada ano, duas profilaxias e limpezas, e recebe o mínimo de 30% de desconto em todos os demais tratamentos, desde cirurgias, implantes, próteses, aparelhos ortodônticos.

“Além de economizar com nosso cartão, o cliente recebe o cash back que acaba pagando a mensalidade (R$14,90 a R$39,90) da conta e, com isso, zeramos o índice de inadimplência dos planos”, explica.

Mercado promissor

O segmento de odontologia é um dos que mais se destaca na indústria brasileira de saúde, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO). Nos últimos anos o setor faturou mais de R$ 38 bilhões e há dez anos o setor se destaca por ser o único que apresenta superávit na balança comercial e ocupa a 4° posição no mercado de higiene bucal mundial.

Esse movimento é representado principalmente pelo crescimento do número de pessoas que vem se preocupando com a saúde bucal. Uma pesquisa promovida também pelo conselho revelou que nove a cada dez brasileiros declararam ser muito importante ir regularmente ao dentista e 72% costumam ir ao menos uma vez por ano.

Números que crescem e são reforçados por outras associações do segmento, como é o caso da ABIMO – Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar.  De acordo com a entidade, cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de próteses dentárias são colocadas em pacientes por todo o país e a ortodontia leva 12 milhões de brasileiros a consultar o dentista para correções na arcada dentária, melhorar a qualidade de vida e a estética.

O setor de franquias também vivencia grandes oportunidades nesse nicho. Atualmente já são mais de 1000 unidades distribuídas em mais de 20 redes, onde atendem mais de cinco mil cirurgiões-dentistas, produzindo no total um expressivo faturamento de mais de R$50 milhões por mês.

Sedenta por crescimento, apesar de novata no franchising, os planos da UseOdonto são otimistas. Hoje são três franquias, São José do Rio Preto/SP, Bady Bassit/SP e Uberlândia/MG, uma delas é unidade própria, e a pretensão é de chegar ao fim de 2019, com 80 a 100 unidades ativas. O foco, a priore, será destinado principalmente em cidades do estado de São Paulo, Minas Gerais e Nordeste.

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Palavras-chaves: Franquias de odontologia , Use Odonto