UNiGUi: líder mundial em piscinas lança universidade

A iGUi — maior fabricante do mundo de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) — inaugurou a UniGUi – a Universidade da Piscina. Totalmente digital, ela estará disponível por meio da plataforma de educação a distância (EAD) Moodle — uma referência no Brasil, utilizada pelas grandes universidades corporativas nacionais –, desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP). 

A Universidade da Piscina beneficiará todo o público da franqueadora, formado atualmente por cerca de 5 mil pessoas, entre franqueados e suas equipes, e colaboradores da franqueadora, distribuídos em mais de 800 unidades no Brasil e exterior. Todos terão acesso gratuito a todo conhecimento relacionado não só ao universo iGUi e TRATABEM — franquia especializada no tratamento, assistência técnica, manutenção e venda de produtos e acessórios para todos os tipos e modelos de piscinas –, como também a temas diversos e importantes para aperfeiçoamento pessoal e profissional, como gestão de pessoas, mercado financeiro, comportamento, entre outros. 

“Um dos grandes pilares da UniGUi é o desenvolvimento empresarial dos nossos parceiros franqueados. Nosso objetivo é que eles mudem o ‘mindset’, compreendendo que eles deixaram de ser profissionais do mercado de trabalho ou profissionais liberais para serem empresários, donos do próprio negócio. Outro grande pilar é contribuir para a formação pessoal de todos os estudantes da nossa universidade”, afirma Filipe Sisson, fundador e CEO da iGUi. 

Em formato de videoaulas, todos os cursos da Universidade iGUi são livres e seguem as diretrizes da Educação no Brasil. A plataforma pode ser acessada onde e quando o usuário quiser, seja pelo computador, tablet ou pelo celular, nos sistemas Android e iOS. 

A UniGUi será viva, com lançamentos de novos conteúdos toda semana. Serão oferecidos inicialmente 20 cursos, cada um com cinco módulos por disciplina, tais como: Química, Elétrica, Hidráulica, Redes Sociais, Financeiro e Gestão de Pessoas. Haverá conteúdos que envolvem tudo relacionado a excelência no atendimento, como trabalhar com as mídias sociais, como controlar as finanças, produtividade, como fazer um plano de negócios, entre outros. A plataforma terá, ainda, pequenos vídeos com dicas práticas e esclarecendo dúvidas do dia a dia das operações da franquia. 

As videoaulas serão ministradas tanto por especialistas da própria iGUi quanto do mercado. “Os franqueados iGUi e suas equipes terão agora uma excelente oportunidade de aprimoramento profissional e pessoal, totalmente gratuito. Além de todo conteúdo técnico, a Universidade iGUi promoverá o desenvolvimento das pessoas”, ressalta Lilian Marques, diretora da TRATABEM e idealizadora do projeto. 

A Universidade da Piscina ampliará a abrangência dos treinamentos presenciais oferecidos pela franqueadora — que continuam sendo obrigatórios para o franqueado que ingressa na rede –, beneficiando todos os colaboradores. “De algum tempo para cá, intensificamos o treinamento presencial, tanto técnico quanto de logística, triplicamos a equipe e a intensidade dos treinamentos, realizados durante cinco dias. Além disso, temos workshops nas fábricas, antes realizados uma vez, agora de quatro a cinco vezes por ano, nas quinze másters franquias”, reforça Lilian. 

Para a diretora, a iGUi sempre foi uma universidade, oferecendo treinamento teórico e prático todos os meses, a cada semana, na sede e nas másters franquias (as fábricas da rede). O projeto desenvolvido há um ano para treinamento na metodologia de EAD foi pensado para quem não pode fazê-lo presencialmente na própria iGUi. Todos que concluírem os cursos receberão certificados.