Trabalho autônomo atinge 24 milhões no Brasil e modelo de franquias home office cresce em 2019

O trabalho autônomo no Brasil atingiu o recorde de 24 milhões de pessoas no trimestre encerrado em maio de 2019, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo IBGE.

De acordo com o levantamento, o acréscimo foi de 1,4% em relação ao registrado no trimestre encerrado em fevereiro, o que significa mais de 322 mil trabalhadores nessa condição. Além disso, se comparado ao trimestre finalizado em maio de 2018, a alta foi de 5,1%.

Esse novo cenário no mercado de trabalho explica o crescimento no ramo de franquias que, de acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor de Franquias realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor segue em ritmo acelerado de expansão e acumula crescimento nominal de 7% no 1º trimestre de 2019, 1,9% acima do mesmo período do ano anterior. 

Para sustentar esse rápido crescimento no mercado, a rede de franquias de seguro TSValle, presente no mercado segurador desde 2003, oferece aos seus franqueados modelo de franquia no formato home office, com investimento inicial de R$ 8.900,00, que pode ser parcelado em até 10 vezes.

O sucesso da oferta da empresa na conquista de novos franqueados reflete mais um indicador apontado pelo levantamento da ABF: a participação das unidades franqueadas home office no setor passou de 4,9% para 6,7% no primeiro trimestre de 2019. Após a reformulação de negócios, a empresa aumentou de 11 para 26 franqueados e, este ano, apresentou um faturamento de R$540 mil, o que representa uma elevação de 350% nos resultados.

“O modelo de trabalho home office é uma prática que vem ganhando espaço no Brasil e que deve crescer ainda mais com a mudança na legislação trabalhista. Para garantir um efetivo retorno financeiro aos franqueados – que não precisam ter experiência nessa atuação – nós oferecemos capacitação técnica, com treinamento presencial e online sobre metodologia de vendas e prospecção da empresa, o que certamente garante o sucesso dos negócios”, explica Bruno Bronetta, CEO da TSValle.