Test-drive de franquias: uma boa oportunidade para franqueado e franqueador se conhecerem

Publicado em 08/10/2019 por Imprensa

Por Helicon Alvares, CEO da SEDA Intercâmbios, única agência de intercâmbio do Brasil com uma escola própria em Dublin, na Irlanda.

Ninguém compra um carro sem antes fazer um test-drive. Então, por que assinar um contrato de franquia sem experimentar o dia a dia da empresa antes de fechar o negócio? Felizmente, algumas redes já oferecem esse benefício.

Normalmente, o test-drive nada mais é do que o candidato passar um dia inteiro na operação, da abertura ao fechamento, acompanhando todos os processos. É uma oportunidade para ele conhecer a gestão da equipe, a prospecção, o atendimento aos clientes, enfim, absolutamente tudo o que faz parte do cotidiano de uma unidade franqueada.

É a oportunidade ideal para o candidato entender os desafios diários da operação e avaliar se realmente quer entrar naquele negócio, deixando de lado os mitos e supostas fantasiadas que ele pode fazer antes de sentir na pele como tudo funciona. Ele deve aproveitar a oportunidade para tirar todas as suas dúvidas, prestar muita atenção aos detalhes e, principalmente, ver se é isso mesmo que ele deseja como sua rotina a partir do fechamento do contrato.

Por outro lado, o test-drive também é muito importante para o franqueador. Quando vê o candidato com a “mão na massa”, ele pode avaliar mais de perto o seu perfil, considerando se realmente ele se adequa aos requisitos desejados pela marca. Como detém a experiência do negócio, o franqueador consegue observar claramente o comportamento do candidato, principalmente suas habilidades técnicas e comportamentais, que são muito mais importantes que o investimento necessário para iniciar o negócio.

Logicamente, um dia na operação pode revelar muitas informações confidenciais da empresa, o que deve ser considerado pelo franqueador. É claro que ele não pode esconder ou omitir informações relevantes, mas também precisa tomar certos cuidados a fim de não ser vítima de espionagem empresarial, por exemplo. Por isso, o test-drive precisa ser muito bem pensado e estruturado para que a experiência seja muito bem aproveitada para ambos os lados.

Aqui na SEDA Intercâmbios, os candidatos encontram no test-drive um ambiente seguro e confiável para se imaginarem no dia a dia da operação do seu próprio negócio. Eles acompanham todo o processo e esforços da marca na captação dos alunos, nos argumentos de venda e, logicamente, das decisões estratégicas que precisam e devem ser tomadas para o bom desempenho da unidade.

No fim, o maior benefício do test-drive é evitar as surpresas indesejáveis tanto para o franqueador quanto para o franqueado. Entendemos que a relação entre as duas partes é extremamente importante e interdependente. O sucesso de um, depende do sucesso do outro.

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Palavras-chaves: Franquias de educação , Franquia de intercâmbio , SEDA Intercâmbios