Terceirização estratégica no gerenciamento da sua franquia.

Muitos empresários que decidiram investir em franquias enfrentam grandes desafios. Alguns deles estão em equilibrar a vida pessoal e profissional e nesta fase de questionamentos, muitos pensam em formas de equilibrar estas duas importantes áreas. Pensando em formas de favorecer a expansão do negócio ou priorizar a qualidade de vida, a terceirização surge como uma forte opção.

A terceirização já é uma prática muito adotada em franquias. Até mesmo em áreas-chave como o gerenciamento, franqueados e franqueadores acabam tomando esta decisão para conseguir redirecionar maiores esforços nas áreas em que realmente dominam.  

Como terceirizar com segurança.

A forma mais adequada para implantar uma boa terceirização em franquias é começar pelo planejamento. Identificar suas principais forças, habilidades, fraquezas e oportunidades, ajudarão na descoberta dos pontos de melhorias no seu papel como gestor.

A partir desta descoberta será possível saber quais mudanças são necessárias e os próximos passos estratégicos a serem tomados. A terceirização de algumas áreas de gestão pode ser um bom caminho para focar esforços nas áreas com maior expertise.

Quando bem planejada, a terceirização pode ser uma valiosa aliada no desenvolvimento estratégico de uma franquia, mas em hipótese alguma o franqueado deve se isentar completamente do gerenciamento de todas as áreas estratégicas do seu negócio.

É sempre importante lembrar que a terceirização não exime o gestor das suas responsabilidades com a administração geral do seu negócio. Mesmo focando nas áreas em que possui maior know-how, supervisionar e conhecer todas as informações gerenciais do seu negócio sempre será extremamente importante.

Exemplo de terceirização em franquias 

Um exemplo da adoção desta tática pode ser notado, por exemplo, em franquias no ramo de alimentação. Embora antigamente muitos franqueados estivessem envolvidos em todas as etapas, da produção à entrega final, atualmente este não é o comportamento desempenhado por todos.

O franqueado não tem necessidade de permanecer na cozinha ou em todos os setores para manter o sucesso da sua franquia. Alguns se concentram mais no planejamento ou gestão estratégica, enquanto gerentes contratados ou empresas terceirizadas se encarregam de algumas áreas.

Cuidados na terceirização.

A busca por parceiros para terceirização de processos e de gestão é um caminho saudável, mas é preciso dedicar tempo a passos importantes. Antes da decisão final não deixe de:

1-Analisar previamente – Dedique tempo às análises antes da decisão final, pondere todos os benefícios e riscos envolvidos;

2-Calcular custos tangíveis – verifique os custos tangíveis em sua franquia, gastos que impactarão no seu orçamento e despesas gerais do processo;

3-Ponderar custos intangíveis – também podem estar envolvidos custos intangíveis ligados às vantagens estratégicas e ganhos com economia de tempo por exemplo, inclua-os na decisão;

4-Selecionar bem seus parceiros – escolha empresas ou profissionais com os quais seja possível estabelecer vínculos de confiança, transparência e integridade;

5-Permanecer atento e avaliar o desempenho – sempre esteja inteirado sobre tudo o que ocorre em sua franquia, inclusive sobre os setores terceirizados. Sempre avalie o desempenho destes setores e faça avaliações periódicas para estar certo de que a adoção desta estratégia está valendo à pena.

Clique aqui para receber mais informações:  http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter