Tendência para 2020, Dark Kitchen ganha espaço no franchising

O segmento de alimentação é o mais representativo do franchising  brasileiro, seu crescimento constante faz com que ele sempre esteja em destaque nos rankings de faturamento e expansão. Isso se dá pelo fato do setor estar em constante transformação. Para 2020, uma das tendências apontadas pela Associação Brasileira de Franchising, é o conceito de dark restaurants.

Os Dark Restaurants ou Dark Kitchens são empresas de alimentação que apostam em delivery, sem atendimento presencial ao consumidor. Essa modalidade está ganhando espaço cada vez mais entre os consumidores, uma vez que o modelo de negócio em delivery movimenta quase R$ 1 bilhão de reais mensal no país, segundo dados da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

No mercado de franquias a modalidade ainda está ganhando espaço. A capixaba N1 Chicken é uma das empresas que já nasceu com esse conceito. Fundada em 2017 por cinco jovens empreendedores, marca brasileira, mesmo com nomeação em inglês, a rede se apoia em três pilares: criatividade, colaboração e simplicidade.

Como o próprio nome diz, seu carro chefe é a produção de frango frito crocante, que é preparado com tempero secreto. “Passamos um ano testando as combinações até chegar no equilíbrio perfeito. Nosso tempero é tão secreto que apenas dois dos cinco sócios possuem a receita”, comenta Rafael Matos, sócio da rede.

Para o empresário o conceito dark kitchen é vantajoso por diversos motivos. “Quando uma empresa é direcionada exclusivamente para o delivery, é possível aumentar a produtividade da equipe e os resultados, pois não há foco em atendimento local, e isso também reduz custos no investimento inicial e operacional, por exemplo. Além disso, também há a possibilidade de se trabalhar mais de uma marca na mesma cozinha”, comenta.

A prova do crescimento é que em 2019, o N1 possuía 23 unidades comercializadas e terminou o ano com 104 novas unidades e o faturamento atingiu os R$ 18 milhões. Além da forte expansão no Brasil, a marca também deu início a internacionalização da rede. “Hoje contamos com duas unidades em Portugal e conversas para diferentes países, mas no momento queremos chegar a no mínimo 250 unidades no Brasil esse ano e consolidar em Portugal antes de dar passos para outros países”, comenta.

Para se adquirir uma unidade é preciso um investimento de até R$ 99 mil e o faturamento médio mensal é de R$ 70 mil. A Associação Brasileira de Franchising projeta que o crescimento do setor de franquias em 2020 deve ser de cerca de 6,9% em faturamento e de 5,1% em unidades franqueadas e empregos gerados. Já o volume de redes em operação no País deve ter um leve crescimento de cerca de 1,4%. Já a expectativa do N1 Chicken é finalizar 2020 com 250 unidades comercializadas e novas marcas.

Mesmo que as redes de franchising ainda estejam engatinhando na modalidade, ela vem crescendo constantemente, a expectativa é que até 2023 ela cresça 7,6% segundo a consultoria especializada em food service Galunion.