Tecnologia aliada à limpeza é a aposta da Limpidus durante a Higiexpo 2017

Rede participa há mais de 10 anos da maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação da América Latina

Há 27 anos no mercado, a Limpidus formatou um modelo inovador para gestão de franquias de limpeza corporativa, que vem conquistando sucesso por meio das 120 unidades espalhadas pelo Brasil. A rede expandiu recentemente as operações para países da América Latina e os Estados Unidos e acaba de fechar contratos com master franqueados para crescer no Brasil e impulsionar em 12% o faturamento anual. O modelo de negócio é um dos principais diferenciais de sucesso da marca que apresentará esta e outras novidades durante a 25ª Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental, a Higiexpo 2017, que será realizada de 08 a 10 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A Limpidus desenvolveu um sistema de gestão das franquias, pioneiro e único, em que o supervisor-gerente é o franqueado. De acordo com o presidente Fernando Sodré, cada franqueado atua como um consultor junto aos clientes e esta proximidade é que permite identificar as reais necessidades de limpeza e gerar soluções sob medida às empresas contratantes, sem onerar o orçamento. “Incentivamos a presença do dono a frente dos negócios para garantir melhor a comunicação dele com os clientes, gerando máxima atenção aos detalhes, flexibilidade e agilidade. No caso do back-office é a franqueadora que faz deixando mais tempo para o franqueado se dedicar com outras questões. O resultado é um serviço de limpeza de alta produtividade, desempenho, sem causar danos, de forma rápida e realizada por profissionais bem treinados”, explica Sodré. Outra estratégia de sucesso da marca está relacionada aos 12 planos de franquias home-based oferecidos, com investimento inicial a partir de R$ 50 mil que pode ser parcelado em até 18 vezes, e que garantem faturamento mínimo imediato, pois a franqueadora cuida da captação dos primeiros clientes para os franqueados, conforme perfil da região. Neste cenário, a taxa de lucro gira em torno de 15% e o prazo de retorno sobre o investimento é de 12 a 24 meses.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2016, o segmento de Limpeza e Conservação movimentou mais de R$ 24 bilhões. Somente no primeiro trimestre de 2017, registrou crescimento de 16% no faturamento, sendo o terceiro setor que mais se destacou no mercado em questão. Com o cenário positivo e para continuar mantendo sua taxa de crescimento em número de unidades, a marca apresenta a opção de se tornar um franqueado máster, que não atuará com modelo home-based, propondo exclusividade territorial para a operação. Este modelo permite o desenvolvimento de franquias locais dentro de cidades a partir de 300 mil habitantes e regiões traçadas como alvo da marca. Neste caso, o investimento inicial é de R$ 150 mil. Atualmente, a Limpidus conta com 120 unidades ativas que atendem mais de três mil clientes cadastrados entre condomínios, colégios, academias, restaurantes, embaixadas, grandes redes de varejo, entre outros.

“Nossa projeção é a de inaugurar 40 unidades até o final do ano. Durante a Higiexpo, as expectativas são positivas, esperamos fechar bons negócios no segmento de franquia, evidenciando os principais diferenciais na gestão, operação e investimento dos modelos de negócio. Além disso, a iniciativa é importante para conquistarmos clientes, ou seja, empresas que procuram um serviço de limpeza comercial de qualidade e que utilize produtos, técnicas e tempo para desempenhar a função de uma maneira diferenciada, com qualidade e a um ótimo custo-benefício”, ressalta Sodré.

A marca também se destaca ao utilizar tecnologia e o uso de técnicas de gestão. As ferramentas como o Clean Check, LimpCalc e Cleanspec, tecnologias exclusivas da Limpidus, garantem mais produtividade e melhoram o desempenho, tornando o negócio mais competitivo. Em relação a treinamento de franqueados, a Limpidus também conta com uma “Universidade da Limpeza” – um centro de formação de franqueados e colaboradores, que transmite conhecimentos técnicos e comportamentais para que os empreendedores da rede desenvolvam competências e habilidades necessárias para operar o negócio, e assim atingir melhores resultados e desempenho da unidade.