Suplementos: uma franquia robusta

A Now! Nutrição esportiva está em boa forma e ainda quer crescer. Saiba mais

É preciso ter paixão pelo que se faz para um negócio dar certo? A história dos irmãos empreendedores Tiago e Diego Diniz indica que sim. Ambos adoravam atividades esportivas, por isso a ideia de criar uma loja de suplementos alimentares pareceu atraente e natural.

Hoje a Now! é uma marca consolidada no segmento de suplementação e nutrição esportiva, há mais de 10 anos no mercado. A rede só trabalha com produtos Linha A certificados pela ANVISA. Além disso, os colaboradores das lojas são pessoas treinadas e adeptas de atividades físicas. Isso os qualifica como consultores, visando um atendimento diferenciado. Mas como será o treinamento dos franqueados para alcançar esse objetivo?

Conversamos com o sócio-diretor da empresa, Diego Diniz para conhecer um pouco dos treinamentos e estratégias que fazem a Now! crescer e ficar mais forte.

Mapa das Franquias: Quais são as novidades no PDV da Now Nutrição? E qual a importância de cada funcionário presente nesses locais?

Diego Diniz: Hoje, a empresa é a única rede de suplementação alimentar com a maior mix de produtos disponíveis, entre nacionais e importados, 2,1 mil no total.

Agregar um mix de produto variado, garantir um preço bom aos olhos do consumidor e ter um atendimento de excelência faz com que a Now! se destaque entre os concorrentes, inclusive em relação às redes que possuem e-commerce.

Além disso, nosso grande diferencial é o atendimento personalizado, pelo qual garantimos qualidade, presteza e confiança, além do menor preço do mercado para o consumidor final.

Mapa das Franquias: Qual o custo de todo esse treinamento? Esses valores serão repassados ao franqueado? Quem tem unidades distantes do local do treinamento precisa pagar o deslocamento?

Diego Diniz: Com um investimento anual na ordem de R$ 80 mil em treinamento para franqueados, a Now! conseguiu aumentar 20% o tíquete médio do PDV. Para o próximo ano, a rede pretende dobrar o valor investido com o intuito de aumentar a competitividade do franqueado dentro do segmento de suplementação alimentar e, portanto, aumentar significativamente as vendas, fidelizando cada vez mais seus consumidores.

Os treinamentos oferecidos aos nossos franqueado são nosso principal diferencial, por meio deles, conseguimos alinhar os processos e, ao mesmo tempo monitorar os gaps de cada unidade e solucioná-los de forma personalizada, o que traz confiança por parte dos franqueados e consequentemente, aumenta a credibilidade da marca aos olhos dos novos investidores.

Outro diferencial, oferecido pela rede, é a reciclagem mensal desse treinamento. A cada três dias, um funcionário da franqueadora visita cada loja para ajudar na operação, melhorando e aperfeiçoando o atendimento, a exposição de produtos nas gôndolas e sanando eventuais dúvidas entre o que foi abordado na teoria e a prática. Há apenas o custo de deslocamento, que não é alto pois a maioria das lojas ficam em São Paulo mesmo. A mais longe é a de Campinas.

Motivação é fundamental

Mapa das Franquias: Como é trabalhada a motivação nos treinamentos? Como isso pode ser comparado ao treino na academia?

Diego Diniz: Para manter altos índices de venda é preciso motivar a equipe. Para isso, é preciso investir em uma relação transparente, com premiações e comissões sobre metas atingidas, além claro, de um treinamento focado no motivacional dos indivíduos. Além disso, é primordial também que a equipe participe de workshops e palestras, se possível semestralmente. Como em uma rotina de exercícios, o treinamento é algo que deve ter manutenção a toda hora, por isso que a Now! investe em treinamentos mensais e corriqueiros como já mencionado acima.

Mapa das Franquias: Como um vendedor pode, na prática, ampliar o tíquete médio e estimular a fidelização à marca? É possível gerar resultados expressivos a longo prazo?

Diego Diniz: Com treinamentos teóricos e práticos, a franqueadora, que atua com foco na suplementação e produtos para bem-estar, consegue imprimir em seus franqueados e funcionários o DNA da marca, com sua visão, missão e valores, além de detalhar processos que deixam a operação mais concisa trazendo resultados positivos no PDV por meio do acréscimo de 5% a 20% no tíquete médio em cada compra.

Mapa das Franquias: Quais são os planos de expansão para encerrar o ano de 2017? Ainda vão crescer? E em 2018?

Diego Diniz: Com investimentos agressivos em treinamento e suporte aos franqueados, temos a intenção de chegar a 100 unidades franqueadas até 2020, com a proposta de oferecer o mix mais amplo do mercado aos consumidores de suplementos nutricionais e garantindo o menor preço sempre.