Superando expectativas: da falência para uma rede de franquias

Ailton Gomes Duarte, fundador da Leds e Leds, conta a sua trajetória de um negócio mal sucedido até a primeira franquia especializada em LEDs no Brasil

O empreendedorismo vem lutando diariamente com a atual situação do país. A turbulência política, junto com a crise econômica, dificultam cada vez mais levar um negócio adiante, e, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, a recessão, com a consequente perda de emprego e as altas taxas de juros são os fatores que mais contribuíram para esse cenário.

Mas, para alguns empreendedores, 2017 tem se mostrado um ano promissor. Como é o caso de Ailton Gomes Duarte, empresário e fundador da Leds e Leds, a primeira franquia especializada em LEDs no Brasil, que neste ano, teve um aumento de 300% de faturamento na empresa.

Porém, nem tudo são flores. Para chegar aonde chegou, Ailton enfrentou diversas dificuldades. Em 2008, a sua primeira empresa – na área de produtos hidráulicos – foi a falência. Mesmo com dívidas, o empresário não desistiu do seu sonho, levou os materiais do estoque que sobrou para um depósito e, em 2010, resolveu vendê-los, abrindo junto uma loja de materiais de construção. As coisas começaram a girar novamente e Ailton começou a se reestruturar.

“A ideia inicial para a loja sede da Leds e Leds surgiu no final de 2013 quando resolvi ampliar os meus negócios, que estagnaram novamente e, indo até a Santa Ifigênia, vi as lâmpadas de LED”, explica Ailton. “Como sempre prezei a sustentabilidade e economia, decidi comprar algumas unidades para disponibilizar para os meus clientes e a demanda foi crescendo”, comemora. “A minha concepção de franquia veio logo em seguida, quando recebi um pedido do dono de um hotel fazenda, do pantanal mato-grossense, e ele gostou tanto que perguntou porque eu não abria uma loja por lá”, conta.

Em 2016, o empresário estruturou a franquia Leds e Leds, por identificar uma necessidade do mercado. “Passei a comprar de importadores para ampliarmos o leque de grandes clientes interessados em iluminação de baixo custo, moderna, eficiente, sustentável e de grande duração”, conclui.

A rede de franquias conta atualmente com a loja sede em São Paulo e outras três unidades franqueadas. Para colocar a ideia em prática, Ailton investiu R$ 40 mil inicial no negócio e tem expectativa de faturamento de R$ 2 milhões para 2017.