Sterna Café dribla recessão e conclui 2018 com 50 lojas

A rede de franquias Sterna Café comemora o crescimento significativo pelo mundo de cafés especiais. Este também é um mercado em plena ascensão no Brasil, afinal, o consumidor está cada vez mais disposto a investir na bebida de melhor qualidade.

Segundo o último estudo da Euromonitor encomendado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais, esse consumo deve crescer 19% em volume apenas este ano e movimentar 2,6 milhões de reais, representando uma alta de 23%. Para 2021 a expectativa é chegar na casa dos 4,7 milhões.

A rede comemora este aquecimento na contramão da recessão. “Iniciamos o ano com 16 unidades e vamos fechar 2018 com 50 lojas”, afirma Deiverson Migliatti, fundador do Sterna Café, maior rede de cafés especiais do Brasil, que traz blends de todo mundo e a única do segmento homologada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Das 34 novas franquias, 24 estarão em operação até dezembro e as demais até o mês de abril. Outro grande resultado pode ser contabilizado em xícaras. Desde sua fundação, o Sterna soma mais de 360 mil xícaras de café vendidas e mais de 483 mil bebidas à base de café. (levantamento de setembro de 2015 a agosto de 2018).

“Os brasileiros não estão mais em busca de uma simples xícara de café. A bebida virou uma experiencia onde a pontuação do grão, origem, fragrância, corpo, método de extração e sabor são atributos que automaticamente já são analisados pelo consumidor”, explica Migliatti.

Das novas lojas, destaques para a primeira unidade fora do Estado, inaugurada em Belo Horizonte, a chegada da marca no Shopping Anália Franco, em São Paulo, e a parceria com a Saraiva, que acaba de ganhar uma unidade Sterna na livraria do Shopping Eldorado.

As próximas inaugurações incluem novos endereços na capital paulista e o primeiro Sterna no Sul do país. “Chegaremos a Maringá ainda em setembro apresentando uma loja completa, localizada em um edificio comercial que será tanto ponto de encontro para compromissos corporativos como casuais”, afirma o empresário.

Outro diferencial encontrado no Sterna está o compromisso sustentável que começa desde o mobiliário do local que conta com poltronas feitas de sacas de café, sofás de lonas de caminhão, paredes de container, madeiras de reflorestamento OSB e outros elementos que proporcionam aos clientes uma verdadeira imersão no mundo do café.

O processo de internacionalização também já faz parte da realidade do grupo que faturou 10 milhões de reais em 2017 e espera 13 milhões de reais de faturamento para 2018. “Estamos com projetos já adiantados em cidades como Washington, Miami e Cascais, em Portugal”, esclarece Deiverson.

Para quem quer apostar num novo negócio, o Sterna disponibiliza quatro modelos de franquias: quiosques, lojas, to go e bistrô. O investimento sai a partir de 99 mil reais.