SP lidera o número de empresas simples de crédito no Brasil, em apenas três meses

Nesta semana São Paulo atingiu a marca de abertura de 100 Empresas Simples de Crédito, somente nos primeiros três meses após ter sido o primeiro estado a estruturar empresas desse gênero. A expectativa é que, até o final da semana, serão abertas 300* ESCs em todo o Brasil.

De acordo com José Luis Dias Da Silva, advogado, Sócio Fundador do Dias da Silva Sociedade de Advogados, e responsável pela abertura da primeira ESC do país, a expectativa do SEBRAE e do Ministério da Economia é de que as ESCs devem injetar cerca de 20 bilhões de reais de crédito para as microempresas nos próximos meses. Isso representaria um aumento de 10% na oferta do crédito para as MPEs – Médias e Pequenas Empresas, que foi de cerca de 208 bilhões de reais em 2018, segundo o Banco Central do Brasil.

De acordo com o Sebrae e o Ministério da Economia, as MPEs representam cerca de 99% do total de empresas privadas (14 milhões) e empregam 55% do total de postos com carteira assinada(**). Também são responsáveis por 27,5% do PIB e 44% da massa salarial paga pelas empresas. “Foi para dar suporte de crédito para esse segmento que foram criadas as ESCs”, explica Silva.

* informação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

** Informação do Sebrae e o Ministério da Economia