Sigbol Fashion participa pela primeira vez da maior feira de artesanato da América Latina

A rede Sigbol Fashion, com 49 anos no segmento educacional, participa pela primeira vez da maior feira de artesanato da América Latina, com a proposta de levar aos microempreendedores a oportunidade do próprio negócio, além de cursos de corte e costura modernos, que estimulem a geração de vagas para o primeiro emprego. De acordo com Aluízio de Freitas, diretor da escola, cursos de moda pet e costura criativa já são tendência para os jovens sem experiência de mercado. “Durante os nossos cursos, os alunos sem experiência são treinados e preparados para um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Temos o cuidado de perceber cada perfil e sempre que possível, damos a oportunidade do primeiro emprego”, diz.

Atualmente a rede possui 56 cursos na grade curricular, entre os destaques estão os cursos modulares de costura criativa, ajuste e reforma e moda pet. Ao todo a escola já formou mais de 110 mil alunos, entre eles muitos que viraram colaboradores e investidores da marca.

Além dos cursos, a rede que também é uma franqueadora, apresenta durante o evento um formato enxuto de negócio, para quem sonha com o próprio negócio. “O modelo “Basic” foi desenvolvido com o intuito de viabilizar o crescimento da Sigbol Fashion fora dos grandes centros, pois pode ser implantando em municípios acima de 50 mil habitantes, além de gerar oportunidade de profissionalização em um setor historicamente informal. Intitulamos como um negócio de “garagem”, justamente por permitir que a operação seja realizada em pequenos espaços a partir de 16m², por apenas uma pessoa, reforçando o conceito do “faça você mesmo”, explica Freitas.

Especialização como novo emprego

O momento econômico do País impulsionou os brasileiros a buscarem alternativas para ganhar dinheiro, seja para complementar renda, pagar dívidas ou buscar uma nova profissão. As especializações foram um destino bastante procurado, e tem impactado de forma positiva a expansão de redes do setor educacional.

Entre os motivos para o aumento desta busca está a possibilidade de construir uma nova carreira, por meio de cursos de baixo investimento e curta duração, imprescindíveis para quem deseja aprender uma atividade, sem grandes custos.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o índice de confiança empresarial saltou de 78 pontos, em 2016, para 93, em 2017. Para o Ministério da Educação, a procura por especializações já vinha crescendo quase 70%, de 2009 até 2014.

Em julho a rede registrou um aumento de 43% na procura de cursos, na comparação ao mesmo período do ano passado. Além disso, a projeção é que o número de alunos cresça 40 %, em 2018. Entre os cursos mais procurados para quem deseja seguir uma nova atividade estão o de corte e costura, nova estilista e o de moda pet.

Em poucos meses é possível o aluno aplicar no dia a dia o que está aprendendo em sala de aula. “Fazer barras de calças, trocar zíper, costurar roupas de pet, e criar coleções estão entre as atividades ensinadas”, conta o executivo.

A empresa adotou o sistema de franquias em 2011, mas sua história começou muito antes disso, na década de 60. Desde a expansão, a escola ampliou o número de unidades e a grade de cursos. Com 25 unidades em operação, a Sigbol Fashion continua atuando de forma implacável como a única rede de franquias que comercializa cursos de moda no Brasil e no mundo. A empresa fechou 2017 com faturamento de 8,5 milhões e pretende ultrapassar os R$ 11 milhões, em 2018.

Segundo o diretor da rede, o setor da moda vem crescendo no Brasil nas últimas décadas, e é uma boa opção para quem busca uma profissão, assim como abrir o próprio negócio ou simplesmente um hobby interessante.