Shakerama aposta em consultoria in loco para oferecer suporte de qualidade

Publicado em 27/07/2018 por Imprensa

Trabalho oferecido pela rede ocorre a cada 90 dias com o objetivo de traçar estratégias junto ao franqueado e pesquisa de satisfação junto ao consumidor

Tido como um grande diferencial competitivo dentro das redes de franquias, o trabalho do consultor de campo é um grande diferencial capaz de criar uma ligação entre o franqueador e o franqueado. Esse profissional dará todo apoio e auxílio não somente antes da inauguração da unidade, bem como no auxílio na gestão após a franquia já estar implantada.

Pesquisa aponta que as micros e pequenas empresas são responsáveis por 98% dos negócios realizados no Brasil, além de ser responsável pela contratação de mão-de-obra, aproximadamente 54% dos empregos formais.

A falta de habilidade para gerenciar um negócio é um dos grandes motivos das empresas fecharem suas portas no primeiro ano de atividade, daí a necessidade de contar com uma consultoria para ajudar a encontrar os possíveis erros cometidos no negócio e traçar um planejamento mais adequado para cada empreendedor.

Luciano Rodrigo de Souza, diretor executivo da rede Shakerama Shakes e Delícias avalia que uma pessoa escolhe uma franquia para empreender por se tratar de um negócio já testado e que tem um suporte de qualidade na expectativa que desta forma aumente as chances de sucesso do investimento. “O trabalho in loco sem dúvida é um grande diferencial oferecido pelas franqueadoras, pois o consultor tem a habilidade de ajudar no engajamento de todos, cada um dentro de suas funções e limitações, traçando objetivos, direcionando tarefas que serão acompanhadas à distância através de formulários digitais e fotográficos que de uma forma motivadora ajudarão cada um dos envolvidos a alcançar suas metas”, diz o empresário.

Consultoria in loco

Não basta vender uma franquia é necessário oferecer todo suporte necessário desde a pré bem como a pós-inauguração da unidade. A Shakerama trabalha fazendo a consultoria in loco nas unidades. Todo este trabalho começa antes mesmo da inauguração, na escolha do ponto, onde após uma pesquisa minuciosa e trabalho a distância ser feito, a diretoria visita o franqueado e o ajuda a decidir pelo melhor ponto comercial.

Após este trabalho, as vésperas da inauguração, uma equipe de consultoria auxilia na organização final da unidade, na divulgação dentro do micromercado e no treinamento de toda equipe de colaboradores in loco, onde executarão todas as tarefas aprendidas. Após a inauguração, um consultor volta no prazo de 45 a 90 dias na unidade para fazer uma avaliação verificando padrões, acerto de detalhes, traçando estratégias e objetivos junto ao franqueado e fazendo uma pesquisa de satisfação junto ao público. Essa consultoria é contínua e acontece sempre em um prazo máximo de 90 dias.

Suporte de qualidade

Toda franquia que tem uma equipe de suporte bem preparada tem um diferencial em mãos. Para isso, a Shakerama investe em capacitação para que os seus colabores possam ajudar os franqueados a obterem o sucesso no seu negócio.

Luciano enfatiza que entre os principais suportes oferecidos aos empreendedores da marca está: Manuais Operacionais; Orientação, avaliação e aprovação do ponto comercial; Projeto arquitetônico e de identidade visual para a unidade; Apoio nas etapas de execução das obras; Orientação na compra dos equipamentos e mobiliários necessários; Orientação na compra do estoque inicial; Orientação no recrutamento e seleção dos colaboradores; Treinamento inicial teórico e prático para o franqueado; Planejamento estratégico de marketing para a inauguração, e Acompanhamento a distância via software de gestão.

“Nosso principal diferencial é a experiência de gestão de rede e a qualidade do suporte prestado desenvolvido e coordenado por um profissional que tem grande experiência neste mercado e pessoalmente já esteve envolvido em mais de 200 inaugurações de sorveteria pelo Brasil. Com todo este suporte e a conscientização e engajamento do franqueado, temos condições de colaborar para o sucesso das unidades e consequentemente com a satisfação do investidor”, afirma o diretor executivo.

Para ficar por dentro ainda mais do negócio a rede disponibiliza manuais operacionais acompanhados de pequenos vídeos de instrução, entre outras ferramentas online como treinamentos à distância. “Ainda temos técnicas de avaliação por um cliente oculto, ou seja, parceiros que simulam ser clientes para avaliar a forma de atendimento que terá na franquia”, diz o empresário.

Reconhecer os pontos fortes

Quem não gosta de ter o trabalho reconhecido? Dentro das franquias não é diferente, pois reconhecer um trabalho bem feito pelos franqueados gera entusiasmo aos mesmos. “Valorizar as pessoas é a chave que abre a porta do sucesso. Temos programas que valorizam não apenas o bom trabalho desenvolvido pelos franqueados, mas as contribuições que todos os colaboradores possam dar ao sistema”, observa Luciano.

As ações dos franqueados da Shakerama estão sendo sempre observadas e pode gerar recompensas. O empresário cita como exemplo, uma boa atitude com um cliente que cause repercussão acaba sendo valorizada; sugestão de lançamento de produto; boa prática que gere melhor resultado. A valorização pode vir acompanhada de um simples brinde, como uma camiseta, até mesmo uma viagem de lazer com acompanhante para algum lugar do Brasil.

Negócio atrativo

A Shakerama oferece uma enorme variedade de produtos e combinações com sorvete em massa, soft, casquinhas milk-shakes com mais de 150 opções de sabores além do açaí. São cinco modelos de negócios distintos, com investimentos que variam entre R$99 mil a R$230 mil.

A marca entrou para o mercado de franchising no ano passado e já soma três unidades em Araxá (MG), Jacareí (SP) e Canavieira (BA). A meta é encerrar 2018 com oito unidades em operação e faturamento de R$ 2,5 milhões.

A Shakerama oferece um sorvete artesanal tendo como grande diferencial o sabor do produto e uma receita exclusiva. É que a rede investiu ainda mais em um sorvete saudável oferecendo em sua receita 30% menos gorduras e açúcares em sua formulação, tornando-se um grande diferencial para aqueles que consomem a guloseima, além de ser ainda mais cremoso.

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Palavras-chaves: Franquias de alimentação , Shakerama