Seguro Responsabilidade Civil: saiba como funciona a cobertura

Imprevistos acontecem o tempo todo, seja no local de trabalho ou fora dele. Conhecido popularmente como R.C., o seguro Responsabilidade Civil oferece soluções para proteger o cliente de eventuais reclamações ou ações na justiça, caso o mesmo seja responsabilizado civilmente por causar danos materiais ou corporais a outras pessoas.

Vanessa Alves, diretora comercial da San Martin Seguros, explica que a função principal deste seguro é de garantir ao segurado o ressarcimento do valor que ele tiver que pagar para reparar perdas ou danos involuntários causados a alguém.

“Atualmente esse seguro tem sido bastante procurado por empresas e profissionais, pois o reembolso de indenizações garantido pelo R.C. tem a opção de ressarcimento de custas judiciais e de honorários advocatícios, porém, vale lembrar que as garantias são limitadas aos valor contratado na apólice. Na San Martin, por exemplo, esse seguro tem registrado um crescimento de 10% ao mês e consequentemente têm incrementado as receitas dos franqueados da rede”, afirma.

Embora os seguros de Responsabilidade Civil sejam ramos isolados, já que são amparados em quatro ramos distintos, sendo eles: RC Geral, RC Profissional (E&O), RC Riscos Ambientais e RC Diretores e Administradores (D&O), o seguro de R.C. tem um amplo leque de coberturas, podendo atender desde as necessidades de profissionais autônomos, como médicos, dentistas, advogados, arquitetos, engenheiros, corretores de seguros, contadores, prestadores de serviço, entre outros, além de poder ser contratado como cobertura adicional nas apólices de automóvel e residência, garantindo assim a indenização de prejuízos materiais ou corporais causados involuntariamente a terceiros em caso de um acidente doméstico, por exemplo.

Alguns seguros de R.C. são direcionados para as chamadas linhas financeiras, como o Seguro de Garantia de Obrigações Contratuais. Esses tipos de seguro estão cada vez mais sofisticados, podendo atender às demandas mais exigentes. “Por isso é tão importante conversar com um corretor de seguros experiente, o qual irá identificar o seguro ideal para atender as reais necessidades de cada cliente”, conclui a diretora comercial da San Martin.