SBVC radiografa 250 maiores redes varejistas do País

O total de faturamento bruto das 250 maiores redes de varejo do Brasil passou de R$ 454 bilhões em 2014. A informação é do Ranking SBVC 2015, realizado pela SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo com o apoio técnico da KPMG, Varese Retail e BTR Educação e Consultoria, que lista as 250 maiores redes de varejo do Brasil. A soma do faturamento das “top 250” representa 36,76% do total do varejo nacional de bens e consumo (exceto automóveis e combustíveis), que é de R$ 1,23 trilhão, de acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ainda de acordo com estudo, 94 das redes de varerejo listadas tiveram faturament o acima de R$ 1 bilhão em 2014.

O documento mostra também que as cinco maiores empresas representam 31,36% do total das 250 listadas no ranking e 11,54% do varejo de bens de consumo descritos pelo IBGE. A primeira colocada na lista da SBVC é o Carrefour com faturamento de R$ 37,92 bilhões. Outra revelação do estudo é que, entre as dez primeiras colocadas, estão três empresas do Grupo Pão de Açúcar (CNova, Via Varejo e Multivarejo) com faturamento de R$ 72,87 bilhões, o que caracteriza o GPA como o maior grupo de varejo do Brasil.

Para Eduardo Terra, presidente da SBVC e idealizador do levantamento, o estudo é pioneiro pelos critérios adotados, pela profundidade e abrangência das empresas analisadas. “Pela primeira vez, é reunida e analisada esta quantidade de empresas de varejo com uma série de indicadores e informações. Além disso é a primeira vez que as empresas com atuação em franquias e atacado tem o seu faturamento da rede de lojas listado no ranking. Além da radiografia completa do setor as análises apontam conclusões importantes como o fato do maior grupo varejista do Brasil (Grupo Pão de Açúcar) empregar sozinho mais brasileiros que toda a indústria automobilística.”

“O ranking da SBVC traz uma leitura mais efetiva do real peso que as empresas têm no varejo brasileiro. Ao considerar o faturamento das redes de franquias e os operadores de comércio eletrônico, revela a evolução na escala das empresas de varejo no Brasil, que já tem 94 negócios com vendas acima de R$ 1 bilhão em 2014. De outro lado, há espaço para amadurecimento no varejo brasileiro, visto que 82% das 250 maiores empresas são de capital fechado, somente 10% de controle estrangeiro e que as 10 maiores empresas de varejo do Brasil só detém 15% do mercado total.” Afirma Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail e Conselheiro da SBVC.

Algumas revelações importantes:
1. O Ranking traz uma série de apurações e revelações a respeito do setor e seus segmentos;
Franquias
2. É a primeira vez que é levantado o faturamento da rede franqueada (soma das lojas) e não o faturamento do franqueador;
3. A maior rede de varejo do Brasil em número de lojas é o Boticário com 3.912 unidades, seguida da Subway com 1.817;
4. As sete maiores empresas de varejo brasileiro por número de lojas são redes de franquia;
5. Das 250 empresas de varejo apresentadas no ranking, 35 são redes de franquia;
6. Das 13 redes de varejo que operaram com mais de mil lojas, oito são franquias.

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