Sabor e Saúde – dá pra superar a crise com os dois?

A Seletti é uma rede de franquia de culinária saudável. Seus fundadores são o casal Luis Felipe e Bia Campos, que perceberam uma lacuna no atendimento de alimentação saudável e rápida. A rede surgiu em 2007 com a formulação de um cardápio totalmente inovador e diferenciado, combinando ingredientes cheios de nutrientes e extremamente saborosos.

Hoje a Seletti possui mais de 40 operações em praças de alimentação de Shopping Centers nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro.

Continuando sua série de entrevistas sobre a expansão em tempos de crise, O Mapa das Franquias conversa agora com com Luis Felipe Campos, diretor e idealizador do Seletti Culinária Saudável.

Confira:

Mapa das Franquias: Com a crise, como está o plano de expansão das franquias? Grandes centros ou interior? Para onde vão as novas lojas?
Luis Felipe Campos: As lojas vão para tanto para capitais quanto para interior, dependendo do potencial e custo. Mas, pelo tamanho da rede, ainda damos preferência às capitais/grandes centros.

Mapa das Franquias: Quais as características atraentes das áreas escolhidas para expansão (sejam elas grandes centros ou interior)? O que as torna viáveis? Existem lugares “imunes” a crise?
Luis Felipe Campos: Acredito que a crise atingiu a todos, conforme disse esta semana o empresário Jorge Gerdau – “até os vendedores de pipoca foram atingidos pela crise”. O que procuramos são empreendimentos com fluxo, com mix de lojas equilibrado, bem localizado, com boa área de lazer, número de lojas na praça condizente com o empreendimento, concorrência e custo adequados e como o Shopping, no caso, está se posicionando e fazendo para passar este momento de mercado, ou seja, não só os lojistas e marcas devem se planejar e agir. O Shopping também deve apresentar um plano para este momento. Como efeito positivo, temos negociações muito mais adequadas à realidade vivida neste momento.

Mapa das Franquias: Qual a perspectiva de crescimento da franquia Seletti para 2015/2016?
Luis Felipe Campos: Nosso plano é finalizar 2105 com aproximadamente 45 lojas e 2016 com um total de 60 lojas entre assinadas e abertas.

Mapa das Franquias: O que um novo franqueado deve esperar desse momento econômico? Existem dicas para “driblar” a crise?
Luis Felipe Campos: Em um momento como este, o que mais se exige de qualquer empreendedor é muito trabalho, foco na operação, busca por eficiência na equipe e ações bem “com dedo na água”, ou seja, atento ao comportamento do mercado atual.

Mapa das Franquias: O apoio da franqueadora e o diálogo com o franqueado são fundamentais para o sucesso de uma rede. Existe algum tipo de “reforço” ou esforço extra em uma época como essa?
Luis Felipe Campos: Sim, achamos fundamental. Temos 3 grupos de trabalho que se reúnem mensalmente, organizamos visitas mensais da equipe franqueadora nas lojas, em alguns casos, até semanal, e encontro de franqueados trimestral para dividirmos o momento do país, planos feitos, além da apresentação de resultados.

Mapa das Franquias: Como convencer um novo franqueado a ingressar na rede neste momento? Que segurança e resultados ele pode esperar?
Luis Felipe Campos: Da mesma forma que alguns estão mais apreensivos, outros estão perdendo emprego, ou seja, apesar do pessimismo econômico também há boas oportunidades para crescimento, até porque sabemos que a crise não é eterna. O que temos é que deixar claro que esse é um projeto a médio prazo e que o momento de mercado é mais delicado por um lado, mas os custos de shoppings, etc, estão mais adequados e, quando o mercado retomar, o cenário deve mudar para o lado positivo.

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