Rockfeller Language Center mantém cursos de idiomas com aulas remotas

Assim como muitos colégios de ensino regular, a rede de escolas de idiomas Rockfeller Language Center adotou aulas remotas neste período de isolamento social. André Belz, sócio-fundador da empresa, explica que tão logo as unidades tiveram que ser fechadas por conta das medidas para contenção da pandemia do coronavírus, o ambiente remoto de aprendizagem foi acionado.

“Conseguimos fazer a migração rapidamente, em cerca de cinco dias, porque já tínhamos a plataforma de ensino a distância desenvolvida e já tínhamos todo o material dos nossos cursos no ambiente digital”, explica André. “Transferimos a experiência da sala de aula para o conforto da casa do aluno.” O empreendedor conta que as aulas são ao vivo e as turmas, que na Rockfeller tem, no máximo, oito alunos, interagem normalmente com os professores através da plataforma.

Todos os professores passaram por um treinamento de como adaptar as aulas para o ambiente virtual e nenhum franqueado da rede foi obrigado a adotar o ensino remoto, mas todos decidiram aderir à estratégia proposta pelo franqueador.

André comenta sobre a decisão de manter as aulas mesmo com as escolas fechadas, migrando os encontros para o ambiente digital. “Resolvemos continuar porque não sabemos quantos dias de isolamento social ainda teremos pela frente e queremos manter o ritmo de aprendizagem de nossos alunos”, diz. “Além disso, se optássemos por suspender as aulas neste momento para repor posteriormente, aumentaríamos as chances de o aluno trancar a matrícula, interrompendo o pagamento, o que geraria um problema para o caixa das escolas.”

Tecnologia de ensino remoto ficou pronta em 2019

De olho no público que precisa de mais flexibilidade de horário para estudar, a Rockfeller passou a investir em cursos híbridos – parte presencial, parte a distância – no ano passado e lançou duas novas modalidades em 2019: Duo e On Demand.

André Belz, diretor da rede Rockfeller Language Center

No curso “Inglês Duo”, o aluno faz as aulas remotamente onde quiser e, a cada 15 dias e quatro aulas completadas na plataforma on-line Rockfeller Play, agenda pelo aplicativo My Rockfeller uma aula presencial de conversação na escola.

Já na modalidade “On Demand”, presencial, mas sem turmas, o estudante faz o curso sozinho por meio da plataforma Rockfeller Play nos RockSpots das escolas – espaços modernos com vários computadores. As aulas são agendadas pelo aplicativo My Rockfeller, e o aluno escolhe os dias e horários que melhor se adaptam a sua rotina. Durante toda a aula o estudante conta com o auxílio de um tutor.

“Nossa plataforma de ensino remoto é totalmente interativa e permite, inclusive, fazer exercícios ‘face to face’, que é a essência da metodologia da rede, inteiramente voltada para conversação”, diz André. “A experiência tem sido muito positiva, com diversos alunos, professores e franqueados elogiando as aulas no ambiente remoto.”