RenoveJÁ é case em livro sobre franquias

A história da empresa pernambucana RenoveJÁ – construtech de reformas e manutenções -, é um dos cases do livro sobre franquias “Open Leaders – Proibido Para Mentes Fechadas”, que será lançado na próxima sexta-feira (07), pela editora Vôo, na livraria Cultura, do Shopping Iguatemi, em São Paulo. O evento chamado de 1º Open Talks contará com palestras sobre gestão pós moderna, organizações horizontais, colaboração, e informações sobre o universo do franchising, e acontece das 15h às 22h.

A Renovejá foi fundada em 2012, em Recife, pelo empreendedor pernambucano Leôncio Neto, que teve síndrome do pânico e enfrentou dificuldades durante a formatação do negócio, que o levou a uma dívida de 170 mil reais e o fechamento de 10 unidades da empresa, que opera sob o modelo de franquias. “Após passar por problemas de saúde e financeiros, encontrei no movimento open uma nova forma de gestão. Com isso, estruturei todo o modelo de negócio e passamos a lucrar”, comenta Neto.

Durante o processo de reestruturação, a franquia chegou a zerar o número de unidades e para criar um modelo de gestão mais transparente e estratégico, as técnicas utilizadas pelo Open Franchise ajudaram no alavancamento do negócio. Atualmente a rede conta com 30 unidades em operação, e somente este ano já cresceu 67% em relação ao ano passado e está expandindo para Portugal e tem previsão de encerrar o ano com 60 franquias.

O movimento Open é um modelo de gestão voltado para a colaboração e melhora de resultados das redes de franquias, com foco na ajuda e transparência, estimulando a participação conjunta da franqueadora e do franqueado nas tomadas de decisão, com base em cinco pilares: transparência, colaboração, geração de valor, autonomia, e equilíbrio.

O livro foi escrito pelo grupo fundador da Open Leaders Organization, Pedro Mello, Giovana Bratti, Mauro Peres e Daniel Guedes. “Os leitores vão encontrar no livro um case verdadeiro de um líder que estava completamente emparedado com problemas de saúde e na empresa e encontrou no Open um caminho que ajudou a virar esse cenário para melhor”, comenta Mello.