Região Norte do país atrai redes de franquias em expansão

Cresceu a participação do norte no faturamento total do mercado de franchising brasileiro, dados obtidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) durante a Pesquisa de Desempenho do Franchising no 2° trimestre deste ano, afirmam que o faturamento da região no período da pesquisa corresponde a 5,3% do total alcançado pelo setor nacional de franquias. De acordo com a ABF, nesse mesmo período do ano passado, o norte foi responsável por 4,9% do valor integral.

Aumentou também a interiorização do franchising nos estados do norte em 2018, a pesquisa aponta uma participação de 5,4% durante os meses em que foi realizado o estudo, sendo que em 2017 a porcentagem foi de 5,1.

Esse panorama chamou a atenção da rede Texans Burguers, especializada em hambúrgueres gourmets de receita exclusiva, que iniciou recentemente sua expansão por essa próspera região do país. Em breve, as cidades de Pimenta Bueno em Rondônia e Cruzeiro do Sul, localizada no Acre, receberão unidades da rede.

Além do crescimento no faturamento das franquias do norte, a riqueza cultural da região também reflete progresso na chegada das novas unidades da Texans Burguers, que fomenta a gastronomia local, deixando seus franqueados livres para unir a culinária típica da região com as tradições texanas já presentes nas receitas da marca. Acrescentar temperos e ingredientes regionais nos hambúrgueres não só enriquece o mix de produtos da Texans, como agrega sensações à experiência de consumo proporcionada pela rede.

Responsável pela formatação e expansão da rede, o estrategista e CEO do Grupo ATNZO, Lucas Atanazio Vetorasso reforça as qualidades que fazem da região norte um espaço promissor para o empreendedorismo “A região norte tem se mostrado cada vez mais forte em diversos setores e, no ramo de franquias, não tem sido diferente, já que o trecho Rio-São Paulo deixa de ser o foco primário das redes em sua interiorização.”.

Pimenta Bueno, município do estado de Rondônia, tem aproximadamente 36.434 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A forte influência da cultura popular sertaneja, principalmente sobre a música na cidade, é um prato cheio para a Texans Burguers, cujo perfil combina perfeitamente nesse cenário.

Já a cidade de Cruzeiro do Sul, localizada no Acre, é a segunda maior do estado com uma população de 87.673 habitantes de acordo com estimativas do IBGE. Mesmo estando a 632 quilômetros da capital Rio Branco, Cruzeiro do Sul carrega para a Texans Burguers uma promessa de sucesso, por ser um dos mais importantes pontos turísticos e econômicos do Acre.

Segundo Renan Castro, proprietário da unidade de Pimenta Bueno e Claython Vieira, franqueado de Cruzeiro do Sul, o fator que iguala as duas cidades, apesar de tantas diferenças entre elas, é certamente a carência de novidades por parte do público, ponto para a Texans Burguers. Renan Castro revela otimismo em relação às expectativas sobre a inauguração da unidade, “acredito que com todo o suporte oferecido pela franqueadora, podemos superar nossas expectativas de operação e faturamento”, complementa o empreendedor.

Para Claython Vieira, franqueado de Cruzeiro do Sul/AC, o público de seu município além de ansiar por novidades, está disposto a gastar com produtos de qualidade. Ele explica os motivos que o levaram a escolher a Texans como investimento, “primeiramente a necessidade de independência financeira e a facilidade de pagamento, mas também a identificação com o negócio, a história dos franqueadores e todo o seu apoio aos franqueados”, ressalta ele.

A Texans Burguers conta atualmente com 7 unidades e disponibiliza três modelos de negócio, Food Truck, Loja Express e Hamburgueria, cujos investimentos iniciais vão de R$59.900,00 a R$149.900,00. A marca oferece aos franqueados, total suporte operacional, comercial e de gestão, além de apoio jurídico e de marketing.