Reduzir gastos é a proposta da franquia ERA

O dinheiro das empresas pode estar indo pelo ralo. Esta franquia inglesa quer tampar o escoamento

A ERA (Expense Reduction Analysts) promete melhorar o fluxo de caixa de empresas dos mais diversos segmentos. Isso porque sua especialidade é analisar, otimizar e reduzir custos, diminuindo gastos desnecessários.

A empresa afirma que pode trazer economias em torno de 20% para as corporações que são suas clientes. O risco, garante a ERA, é nulo para os contratantes: a remuneração só acontece quando são encontradas economias reais e os honorários são calculados com base em resultados.

Parece ótimo, ainda mais em tempos de crise econômica. E para os franqueados, quais são os benefícios? Será que vale a pena ingressar nessa rede? Que tipo de formação será necessária?

Conversamos com Fernando Macedo, CEO da ERA Brasil, para conhecer mais a fundo o trabalho da franquia e sua relação com os franqueados. Confira a seguir.

Mapa das Franquias: Há quanto tempo a ERA está no Brasil e quais as diferenças entre franqueados ingleses e brasileiros? O modelo de franquia apresentado a eles é igual nos dois países?

Fernando Macedo: A ERA está no Brasil desde 2004 e não existem diferenças entre franqueados ingleses e brasileiros, exceto a língua. O modelo de franquia é o mesmo, não apenas nos dois países, mas também em todos os demais 25 países que operamos.

Mapa das Franquias: Como é o conceito de “ralo” no contexto em que a ERA atua? O ralo na Inglaterra difere do nosso?

Fernando Macedo: O nosso conceito é de otimização de gastos e despesas, afinal em muitos casos o cliente não tem obrigação de conhecer em detalhes os que é nossa obrigação. Este conceito aplica-se em todos os países do mundo, inclusive os mais desenvolvidos, em muitos casos as soluções são similares e os níveis de economias alcançados são bem próximos dos obtidos no Brasil.

Mapa das Franquias: Que tipo de formação o franqueado brasileiro precisa ter para ingressar na rede?

Fernando Macedo: Idealmente procuramos profissionais de formação superior com experiência corporativa nas áreas ligadas a administração, finanças, engenharia, processos e suprimentos.

Mapa das Franquias: Com a crise e o desemprego no Brasil, a ERA tem mais facilidade ou dificuldade em atuar? Por quê?

Fernando Macedo: Na verdade o negócio ERA foi concebido para operar tanto em momentos de economia crescente quanto em momentos de crise. Estatisticamente podemos afirmar que nos últimos tempos tivemos aumento no número de clientes e no número de projetos por cliente.

Mapa das Franquias: A ERA não entrega orçamento, o pagamento da consultoria é 50% de tudo que ela conseguir reduzir em uma empresa, certo? Isso afeta a margem de lucro do franqueado? Como?

Fernando Macedo: A ERA não tem como entregar orçamento pois não cobra honorários com base em horas técnicas ou outro parâmetro que não sejam as economias geradas aos clientes. A margem de lucro do franqueado não é afetada pois não existem custos similares a uma empresa tradicional, pois não paga aluguel, nem condomínio, nem contas de luz, água, etc., nem funcionários, nem estoque. Na verdade se o franqueado não gerar benefícios ao cliente ele não receberá honorários e como todo o processo está baseado em meritocracia e resultados o franqueado pode alavancar sua receita se aplicar seus conhecimentos com dedicação e regularidade.

Mapa das Franquias: Planos de crescimento: qual a estratégia da ERA para ampliar sua rede? A crise ajuda ou atrapalha? Como pretendem estar dentro de um ano?

Fernando Macedo: Nosso plano de crescimento é qualitativo, não estamos preocupados em aumentar “número de unidades” pois não dependemos de massa como uma franquia de varejo, ou seja nosso cliente final sempre é pessoa jurídica. A crise pode até ajudar na expansão, pois muitos profissionais qualificados nos procuram buscando qualidade de vida, valorização profissional, etc. Atualmente somos 16 e este ano já fechamos 3 novos franqueados, em um ano temos planos de contarmos com 20 franqueados operando o negócio no Brasil, sempre considerando a qualificação como item chave neste desenvolvimento.