Redes de franquias investem em treinamento para sucesso das unidades

Há pouco tempo, existia a cultura de que os treinamentos dados pelas empresas eram apenas uma forma encontrada para que os colaboradores fossem preparados para exercer suas funções de acordo com as necessidades da empresa. Hoje em dia, é possível perceber que há uma mudança nesse cenário.

Atualmente, as empresas procuram investir em treinamentos que desenvolvam e aprimorem o comportamento e a gestão do equilíbrio emocional, entre outras questões psicológicas e comportamentais, para que seja possível desempenhar qualquer atividade de alto nível.

Sabendo disso, o Instituto Gourmet, rede de franquias de cursos profissionalizantes de gastronomia, oferece o sistema para todos seus franqueados, visando estimular seus colaboradores com novos conhecimentos.

Para Daniely Novo, coordenadora pedagógica da rede, esse tipo de treinamento é extremamente importante para fixar o modelo de excelência da rede na prestação do serviço. “Nossos treinamentos, possuem três dias de imersão onde reforçamos de forma dinâmica todos os padrões do nosso modelo de negócios, além de normas, técnicas de ensino e didáticas necessárias em sala de aula para envolver o aluno”, comenta.

No Brasil, o franchising segue em constante crescimento, de acordo com Associação Brasileira de Franchising – ABF – no segundo trimestre deste ano, o faturamento do setor atingiu o número de 43,122 bilhões de reais, um aumento de 5,9% em comparação com o ano anterior.

Especialistas garantem que uma equipe bem treinada é o alicerce da unidade e um fator determinante para o desenvolvimento e crescimento da rede como um todo. “É notório que a troca de experiência entre os franqueados é fundamental para aprimorar nosso trabalho”, afirma Daniely.

Lucilaine Lima, fundadora do Instituto Gourmet, pontua que os treinamentos vivem em constante atualização. “Nosso objetivo é concentrar tempo e energia para aperfeiçoar ainda mais as nossas habilidades, afinal acreditamos que sempre podemos melhorar e existe uma frase que carrego, que resume bem esse sentimento: treine até se tornar”.

Este ano, além de assuntos comuns já tratados pela franqueadora, também foi abordado pautas como inteligência colaborativa, impacto das emoções e estilos de lideranças segundo a neurociência. “Os conteúdos foram extremamente esclarecedores e relevantes para os franqueados, com intuito de causar impacto positivo nas relações profissionais e pessoais, incentivando a visão por outras perspectivas, a importância do autocontrole no gerenciamento dos problemas e a empatia com o próximo”, comenta a coordenadora pedagógica.

Ana Claudia Passos, franqueada da rede, acredita que apenas com investimento em treinamentos e capacitação o negócio dê certo. “A transferência de know-how é sem sombra de dúvida o mais importante, principalmente para quem não tinha experiência como eu. A cada treinamento saio com novos conhecimentos até mesmo pela troca de experiências com os outros participantes.”

Hoje o Instituto Gourmet conta com mais de 70 unidades comercializadas e já faturou mais de R$ 14 milhões no último ano e a expectativa é fechar o ano de 2019 com um faturamento de R$ 45 milhões. A previsão da rede é que até 2023 haja 230 unidades espalhadas pelo país.

Lucilaine Lima, acredita que além de todos os treinamentos, o sucesso do Instituto Gourmet também se dá ao fato da empresa ter como missão transformar a vida de todos os que integram seu modelo. “Além do aluno empreendedor, nós enfatizamos a importância social que o franqueado possui. Ele é responsável por impactar economicamente aquela região gerando empregos e formação profissional”, finaliza.