Redes de franquias de turismo apostam em nichos e personalização para atrair e fidelizar clientes

Após dois anos em baixa, o mercado de turismo voltou a crescer no Brasil, isso é o que informa a BRAZTOA – Associação Brasileira de Operadoras de Turismo. Segundo a entidade, o setor obteve um crescimento de 26% em embarques e 18% no faturamento no último ano.

De olho nesse segmento, muitas empresas passaram a enxergar oportunidades e mesmo com o cenário positivo, é necessário estar atento às tendências de um mercado que está sempre em constante mudança. Roteiros que estão em alta ou atuação em nichos são boas alternativas.

Após 27 anos no mercado, a Poltrona 1 Turismo percebeu essa mudança no comportamento do consumidor e com a intenção de se “descolar” da venda puramente online de produtos, passou a focar seus trabalhos focando em nichos, grupos e atendimentos personalizados.

“Nosso objetivo é que o online se torne um meio de contato e não o fim dele. Nossos consultores são treinados para que o público final seja tratado como único”, afirma Oldemar Teixeira, sócio da rede.

Para Oldemar, hoje o cliente possui acesso ao produto e aos fornecedores de maneira fácil e rápida, por isso, um dos diferenciais da rede está sendo investir no treinamento dos franqueados para que eles possam trabalhar com a personalização de viagens, assim, há uma fidelidade maior do consumidor.

“Acreditamos que com a personalização, o agente consegue se diferenciar no mercado. Viagens com valores agregados e conteúdo diferenciado atrai muito mais o consumidor”, afirma.

Hoje, um dos produtos que estamos lançando no mercado é o “Separei, Viajei!”, um clube de viagens destinado aos recém separados, viúvos e solteiros por opção que desejam iniciar uma nova fase da vida. “Nosso intuito é reunir pessoas que passam por um momento de vida semelhante e que desejam uma experiência diferente após o fim de um relacionamento, afinal, não há nada melhor que uma viagem para relaxar, conhecer novos lugares e começar uma nova fase da vida”, afirma.

Entre os destinos do clube “Separei, Viajei!” estão Istambul, Capadócia, Croácia, Santiago e outros locais paradisíacos. No site é possível encontrar mais detalhes e informações.

Atualmente, a Poltrona 1 conta com 90 unidades espalhadas no país e, diferente das demais franquias do segmento, busca orientar e estimular seus franqueados a se tornarem muito mais que um agente de viagem. “Não queremos que nossos franqueados fiquem reféns do mercado, por isso, orientamos que busquem sempre por pacotes personalizados e com valor agregado. A personalização das vendas são o foco necessário para o crescimento do profissional e da rede”, pontua Oldemar.

Hoje, o setor de turismo representa 10,4% do PIB mundial e movimenta mais de US$ 8,3 trilhões. O Brasil é número um do mundo em recursos naturais, podendo gerar mais de 2 milhões de empregos nos próximos 4 anos inserindo 40 milhões de brasileiros no mercado de trabalho.