Redes de franquias buscam expansão em espiral e diversificam mercados

Apesar do cenário econômico nacional desfavorável para diversos setores da economia em 2014, o segmento de franchising continua registrando boas taxas de expansão. A estimativa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) para este ano é de crescimento entre 5,5% e 7%.

No primeiro semestre, o setor registrou expansão de 5,4% em comparação ao mesmo período do ano passado, resultado considerado bom pela entidade. “Estamos em um ano atípico, envolvido pelos efeitos do Mundial de Futebol e das eleições, em que a economia apresenta um baixo desempenho. No entanto, mesmo com essa conjuntura, o franchising permanece crescendo acima do PIB”, ressaltou recentemente Cristina Franco, presidente da ABF. 

As marcas de franquias seguem definindo planos de expansão das redes, abrindo unidades franqueadas em regiões estratégicas, e não apenas em mercados tradicionais. Para o diretor de expansão da Casa de Camões Franchising, Natal de Carvalho, o momento é de profissionalização. “A marca precisa oferecer e deve demonstrar eficiência operacional aos potenciais franqueados, auxiliando no que for preciso para a implantação e operação de unidades. Por outro lado, deve analisar o perfil do empreendedor para garantir que ele esteja preparado para assumir uma franquia”, avalia. 

A maioria das novas redes busca o crescimento em espiral, isto é, fortalecendo a marca em mercados regionais, por exemplo. A abertura de shoppings no interior superou as capitais em 2013, o que demonstra uma tendência de interiorização do consumo. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), 51,62% dos shoppings do país estão localizados em cidades do interior e 48,38% em capitais. No ano passado, dos 866 empreendimentos em funcionamento no Brasil, 447 estavam no interior. 

O franchising também segue esta tendência, pois, em mercados emergentes como o interior dos Estados, os custos de operação são inferiores aos de regiões tradicionais. “Ao formatar o modelo de negócio é preciso olhar com atenção não apenas para capitais e grandes cidades, mas pensar que os municípios menores também têm bom potencial de consumo e podem receber uma unidade franqueada”, comenta Carvalho. 

A região Nordeste do Brasil, por exemplo, tem se destacado economicamente nos últimos anos. Segundo a distribuição nacional de franquias da ABF, em 2013, 14,5% das unidades franqueadas de todo o país estavam concentradas no Nordeste. Cerca de 20% das unidades On Byte estão em seis Estados da região, oito delas em Pernambuco, e a projeção de expansão é de 40% no próximo ano, principalmente porque o Nordeste tem cidades e regiões metropolitanas em desenvolvimento constante. 

Com unidades em 16 Estados e no Distrito Federal, a rede de franquias de cursos profissionalizantes, tecnológicos e de idiomas, tem se destacado no mercado pelas ferramentas premiadas de gestão dos franqueados e pelo crescimento estruturado. Além do Nordeste, o planejamento da marca visa fortalecer a presença nos mercados em que já se posicionou – como o interior de São Paulo e o Rio de Janeiro – e explorar o potencial de empreendedores de novos mercados. Como modelos de franquia tradicional e microfranquia, a On Byte atrai perfis diversificados de investidores. O modelo enxuto de negócio, criado em 2013, tem feito sucesso entre microempresários que buscam uma boa opção para começar o próprio negócio.

Em outro ramo que registra índices expressivos de crescimento no franchising, o de fast food saudável, a rede Açaí no Ponto continua com projeção de expansão na casa dos 60% para o próximo ano. Para isso, a marca tem investido em gestão dos franqueados, fabricação de matéria prima e logística. A marca tem sede em Manaus, onde possui uma fábrica com alta capacidade de produção e tecnologia, garantindo que o produto final preserve os nutrientes e benefícios do fruto fresco.

Oferecendo açaí em frozen, preparado em 45 segundos e com mais de 56 combinações, a rede Açaí no Ponto também têm unidades em 16 Estados e no Distrito Federal, e se destaca nas regiões Norte e Nordeste, onde se fortaleceu nos primeiros anos de atividade no sistema de franchising. Com o sucesso do produto em outros mercados, a rede conta com unidades diferenciadas, com design e praticidade. Os modelos de negócio permitem a instalação em diversos locais, como shoppings, supermercados, à beira-mar e até mesmo aeroportos.

De olho no nicho de mercado de alimentação saudável e especializada, outra rede que chegou ao mercado no mês passado tem planos para implantação de unidades em todas as capitais nos primeiros anos de operação. A Casa de Camões oferece delícias importadas de Portugal em seis modelos de negócio – desde quiosques até lojas com drive thru. “Nosso crescimento será em espiral, estruturado por franqueados qualificados, por isso a estimativa é de instalarmos 50 unidades no primeiro ano de operação, ocupando capitais e cidades importantes em todo o país. Brasília, por exemplo, será um foco importante no nosso planejamento”, explica Natal de Carvalho, diretor de expansão da marca.

Já entre as novas redes de franquias que estão atentas ao potencial para implantação de unidades em múltiplos mercados, estão a prestadora de serviços de limpeza Office Limp e a casa de delícias Casa de Camões, que estabeleceram suas sedes no interior de São Paulo e iniciaram os planos de expansão em franchising neste ano.

Inovando na limpeza de fachadas, a Office Limp tem um serviço diferenciado para a remoção de sujidades. A prestadora de serviços de limpeza profissional em superfícies busca expansão em território nacional. “Temos uma tecnologia exclusiva, que economiza água e recursos, agiliza a operação e realiza uma limpeza completa em fachadas de diferentes superfícies, com operador em solo, garantindo a segurança do procedimento”, explica Otávio Lyra, diretor da Office Limp Franchising. 

O objetivo da empresa, de acordo com seu diretor, é implantar unidades em regiões estratégicas do Estado de São Paulo e, paralelamente, ocupar outros Estados. Além da unidade piloto, em São José do Rio Preto, que atingiu seu ponto de equilíbrio em apenas 120 dias de operação, a marca acaba de implantar uma segunda unidade, em Jundiaí, também no interior de São Paulo. Segundo o responsável pela Office Limp, outras unidades estão em processo de negociação.

Outra inovação no mercado, a Casa de Camões tem a proposta de oferecer delícias da culinária em um ambiente conceitual e com total comodidade. Os produtos tradicionais – como pães, baguetes, croissants, muffins e pasteis de Belém e de bacalhau – são importados do fornecedor homologado da marca, em Portugal, em containers refrigerados (-18ºC). “O processo de fabricação artesanal, sem uso de conservantes e com tradição de décadas, garante que o produto seja servido como se tivesse sido preparado na hora”, destaca o presidente da Casa de Camões, Paulo Barbeiro.

A alimentação especializada está entre os setores que mais crescem no franchising brasileiro, por isso, o modelo de negócio já foi implantado como franquia, em seis versões que vão desde quiosques até loja com drive thru. Entre os serviços inovadores da marca está a criação do Núcleo de Atendimento ao Franqueado Investidor (Nafi), um setor diretamente vinculado à franqueadora que administrará unidades de empreendedores que queiram apenas investir no negócio. De acordo com o diretor de expansão da Casa de Camões, Natal de Carvalho, a flexibilidade dos modelos oferecidos possibilita a instalação de franquias da marca em cidades de diferentes portes.

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