Redes criam modelos e projetam abertura de unidades para cidades menores

Em coletiva de imprensa antes da abertura da Convenção da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a presidente da entidade, Cristina Franco, destacou o panorama do franchising nacional e as principais apostas para a expansão das redes, como a interiorização das marcas. 

Neste ano, a ABF prevê que o setor apresente uma variação entre 5,5% e 7%, na comparação com o ano passado, quando o faturamento foi de mais de R$ 115 bilhões. Será a primeira vez em 10 anos que o franchising vai crescer abaixo dos dois dígitos no Brasil. Ainda assim, a projeção é de que as vendas do setor evoluam acima do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014. 

Aumentar a capilaridade das redes, tirando o foco das capitais e levando cada vez mais lojas ao interior do país, será uma das bases da retomada da aceleração do franchising. “Interiorizar é a bola da vez”, resume Cristina. Na visão da ABF, esses municípios encontram-se em um momento de aumento da geração de riqueza superior ao das grandes metrópoles, o que indica mais renda e mais consumo. 

Neste panorama, conheça agora redes de franquias que têm estratégias e modelos voltados para cidades do interior.

On Byte

Rede de franquias de formação profissional iniciou no franchising em 2010 e, de lá pra cá, vem recebendo o reconhecimento do mercado. O Selo de Excelência em Franchising da ABF (2012, 2013 e 2014) e outros reconhecimentos do mercado colaboram para referendar a qualidade da marca. O diretor-presidente da On Byte, Daniel Bichiatto, explica que a inovação nos processos e o foco em se tornar a melhor escola profissionalizante do Brasil motivam a equipe. Para 2015, a rede projeta um crescimento de 40% no número de unidades, que hoje chega a 96. O interior dos Estados são considerados estratégicos desde a fundação da marca, que tem sede em Taquaritinga/SP. Com modelos de franquia tradicional e de microfranquia, a rede se adapta bem a todos os mercados e pode oferecer capacitação profissional em diferentes regiões. Prova disso é que, entre outubro e novembro, a marca inaugura quatro unidades, duas em capitais (Fortaleza e Goiânia) e duas em municípios do interior (Itajuípe e Itabuna, ambos na Bahia).

1. Raio-X On Byte*

Modelos de negócio: unidade padrão e microfranquia
Segmento de atuação: educação e treinamento
Ano de fundação: 2002
Ano de início no franchising: 2010
Número de unidades no Brasil: 96
Investimento inicial R$ 32 mil
Taxa de franquia: de R$ 18 mil a R$ 35 mil
Capital de giro: R$ 20 mil
Royalties: R$ 120,00 por computador habilitado com o sistema de ensino
Taxa de publicidade: R$ 240,00 por mês
Área mínima por unidade: 70 m²
Número de funcionários por unidade: a partir de 4
Faturamento médio mensal: de R$ 20 mil a R$ 25 mil
Lucro médio mensal: de 20% a 45% sobre o faturamento bruto
Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
Prazo de contrato: 60 meses
Telefone: (16) 3253-8999
Site: www.onbyte.info   
e-mail: [email protected]

Office Limp

Uma rede de franquias de prestação de serviços que se destaca por diferenciais como segurança, rapidez e tecnologia na operação. O jovem empreendedor Otávio Lyra, diretor-presidente da marca, escolheu São José do Rio Preto para sediar sua marca e o interior do Estado de São Paulo como foco inicial. O modelo de negócio, ideal para cidades médias, profissionaliza o mercado de limpeza e conservação, permitindo a limpeza de diferentes superfícies e revestimentos com apenas um equipamento. Os processos certificados e a economia de água gerada pelo método são as principais vantagens em relação às limpezas de fachadas tradicionais. A Office Limp, além da unidade piloto em Rio Preto – que atingiu rapidamente o ponto de equilíbrio – está também em Jundiaí, onde acaba de iniciar a operação. A marca visa empreendedores de diversas localidades, já que uma unidade tem eficiência para atender a uma microrregião em qualquer Estado.

Raio-X Office Limp

Segmento de atuação: prestação de serviços de limpeza profissional (superfícies verticais/fachadas)
Ano de Inauguração: 2014
Início no franchising: 2014
Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
Royalties: 1,5 salário mínimo nacional/mês para cada estação de trabalho
Taxa de publicidade: 70% do salário mínimo nacional/mês
Número de funcionários por unidade: a partir de 2
Faturamento médio bruto mensal: R$ 60 mil
Lucro médio mensal: a partir de 15% sobre o faturamento
Prazo de retorno: de 18 a 36 meses
Prazo de contrato: 60 meses
Telefone: (17) 3364-8806
Site: www.officelimp.com.br

Casa de Camões

Seguindo a tendência mundial de mudança no comportamento alimentar a Casa de Camões tem foco no segmento de alimentação saudável, um nicho de mercado que está em franca expansão no franchising nacional. Trazendo novidades para o setor, como seus produtos exclusivos que não têm conservantes e possuem alta durabilidade, a marca nasce com estratégias de expansão bem definidas e pelo menos seis modelos de negócio diferentes. Além de oferecer produtos totalmente novos – panificação e confeitaria portuguesa -, a marca traz um conceito exclusivo para o franchising brasileiro. Na opinião do diretor de franchising da Casa de Camões, “o interior dos Estados é um mercado para o qual o setor de franchising tem se voltado cada vez mais. O interesse das marcas em novas regiões com potencial econômico se deve ao crescimento acentuado das cidades médias nos últimos anos. Hoje, estes municípios representam importantes polos comerciais e industriais para o país, o que desperta a atenção de franqueadores. As redes devem ter cidades do interior no foco das suas estratégias de expansão”, destaca Natal de Carvalho.

Nome da empresa: Casa de Camões Franchising
Modelos de negócio:
– Loja
– Loja com drive-thru
– Loja para shopping (praça de alimentação)
– Loja para shopping (convencional)
– Drive-thru
– Quiosque para shopping
Segmento de atuação: alimentação especializada
Ano de Inauguração: 2014
Início no sistema de franchising: 2014
Investimento inicial: de R$ 150 mil a R$ 300 mil (chave na mão: assessoria completa, mobiliário, equipamentos, mix de produtos – embalagens e estoque inicial -, sistema de gestão, custos de implantação)
Taxa de franquia universal: R$ 40 mil
Capital de giro: R$ 25 mil
Royalties: 5% sobre o faturamento bruto
Fundo de promoção: 3% sobre o faturamento bruto
Área mínima por unidade: de 70 m2 a 250 m2
Número de funcionários por unidade: de 4 a 8
Faturamento médio mensal: R$ 100 mil (unidade piloto)
Lucratividade média mensal: 27% sobre o faturamento
Prazo de retorno do investimento: 24 meses
Prazo de contrato: 60 meses
Telefone: (17) 3011-6367
Site: www.casadecamoes.com.br
e-mail: [email protected]
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João Vítor Barros – (17) 99259-0774 

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