Rede de franquia de chás quer revolucionar setor com modelo de expansão

A rede de franquias Moncloa Tea Boutique prepara uma acelerada expansão para os próximos dois anos e quer revolucionar o setor com seu modelo de negócio. A marca pretende encerrar 2019 com 15 novas lojas, chegando a um total de 36 contratos assinados até o final do ano. Para 2020, estima somar 50 lojas em todo o território nacional. E há motivos para acreditar neste crescimento: o faturamento em 2018 foi de R$ 10,5 milhões e, para este ano, a expectativa é de um incremento de 76,2% na comparação com o ano anterior, alcançando um volume de vendas na casa dos R$ 18,5 milhões.

Para a expansão, a Moncloa conta com parcerias de experientes empresários do ramo de franquias em outros segmentos. “Mais do que apaixonados pelo modelo de negócio, queremos franqueados conhecedores do mercado, de suas particularidades e desafios, para crescerem junto com a marca de forma mais assertiva e acelerada. A experiência nas duas pontas proporciona trocas muito mais eficientes”, explica Eduardo Jardim, sócio proprietário da rede.

Alguns cases no franchising da Moncloa comprovam a importância de ter empreendedores experientes, que apostam no modelo e acreditam nos propósitos da marca. Um deles é o empresário Bruno Castilho, com experiência em franquia do ramo de cosméticos há cinco anos. Ele é franqueado de dois quiosques da Moncloa na capital paranaense – nos shoppings Mueller e Curitiba – desde dezembro de 2018 e março de 2019, respectivamente.

As operações comandadas por Castilho estão entre as melhores da marca entre todas as unidades da Moncloa no país. A chancela da marca junto à experiência anterior do empresário se mostrou fundamental, para alcançar resultados vantajosos para manter o negócio.

“Estamos no meio do caminho do cliente que circula pelo shopping, precisamos chamar a atenção. Um modelo de negócio diferenciado e descomplicado como é o da Moncloa, com todo o design, elevada qualidade de produtos, facilidade de estoque, método inovador de treinamento, entre outras vantagens, garante um saldo surpreendente, somados à experiência anterior com quiosques de outra franquia por vários anos”, revela Castilho. A franquia da Moncloa no Shopping Curitiba existe há cerca de um ano e em apenas dois meses no comando de Castilho já chegou a um faturamento 70% a 80% maior.

Uma das metas de expansão da Moncloa é desembarcar, em breve, em importantes praças onde ainda não tem atuação, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e a capital paulista. “Percebemos nestes locais um forte público consumidor de chá e que está totalmente alinhado aos conceitos da marca”, avalia Jardim.

Modelo de negócio

A Moncloa Tea Boutique tem quatro opções de franquias: quiosque de presente, quiosque de presente + take&go, quiosque de presente + serviços e loja. A taxa é única para qualquer um deles, de R$ 30 mil, e o investimento médio inicial varia de R$ 112 mil a R$ 276 mil. 

Com capital de giro de R$ 20 mil a R$ 30 mil, a marca prevê um faturamento médio de R$ 75 mil mensais e lucratividade média de 15% ao empreendedor. A taxa de royalties é de 6% e de marketing é de 1%. O prazo de retorno previsto é de 24 meses.

 Mentoria e aceleração

Além de franqueados experientes, a Moncloa está prestes a passar por seu segundo processo de aceleração, junto a empreendedores que têm o mesmo objetivo de revolucionar o varejo brasileiro, na intenção de se transformar no maior player de mercado no segmento de chás, para alavancar o processo de expansão.

A marca está entre as 15 empresas selecionadas, entre 700 analisadas, para participar do brMalls Partners, programa de aceleração desenvolvido pela empresa de shoppings em parceria com a Endeavor – organização global sem fins lucrativos presente em 40 países. Única empresa do Paraná no programa, a Moncloa receberá assessoria especializada e mentoria para escalar a produção e desenvolver ainda mais o negócio.