Rede de centros de depilação exclusivos para homens é lançada em SP e no DF

Ninguém duvida que os homens sejam hoje muito mais atentos e preocupados com a beleza do que há algumas décadas. Segundo pesquisa recente realizada pela consultoria Croma Solutions, quase dois terços do público masculino (63%) assumem cuidar da beleza e do corpo, o que se reflete no maior consumo de cosméticos: conforme a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é – atrás apenas dos Estados Unidos – o segundo maior consumidor de produtos de beleza masculinos, mercado que em 2018 movimentou US$ 49,5 bilhões.

De olho neste fenômeno, a Posé Beleza sem hora marcada prepara-se para inaugurar, no final de outubro, as duas primeiras unidades da Posé Homem. Até abril de 2020, o objetivo da rede é contar com pelo menos 10 lojas dedicadas exclusivamente ao público masculino.

Situados no Lago Sul, em Brasília, e em Sorocaba, no Interior Paulista, os espaços oferecerão aos clientes serviços de barbearia e depilação. Mas esqueça os clichês das barbearias comuns – TVs exibindo jogos, rock em alto volume e paredes repletas de fotos de times de futebol ou motocicletas, por exemplo. Na Posé Homem, o ambiente é clean e tranquilo e o atendimento, sem hora marcada e com o padrão de excelência Posé. Além disso, a exemplo do que já acontece nas unidades tradicionais da Posé, os homens que procurarem as novas unidades terão à disposição cosméticos masculinos e artigos sensuais – costumeiramente vendidos em sex shops.

A fundadora do grupo, Karla Gomes de Lima, criadora do conceito de prestação de serviços sem hora marcada em ambiente sereno e clean – modelo reconhecido como uma espécie de DNA da empresa –, explica que as lojas voltadas ao público masculino nasceram com o objetivo de deixar os homens mais à vontade para buscarem um serviço ainda preponderantemente procurado pelas mulheres: a depilação, inclusive das partes íntimas. “Neste ano, a gente dobrou o faturamento com a depilação masculina”, afirma Karla. “O homem também está buscando mais a depilação a laser”.

Tanto na Posé Homem como nas unidades tradicionais da Posé, o serviço é realizado por profissionais do sexo feminino. “A mulher, desde a pré-adolescência, já faz depilação. Mas entre os homens há uma resistência muito grande. Naturalmente, o homem tem um preconceito com a depilação. Então, a gente observa que muitas clientes vão à Posé com o marido ou namorado, e o homem fica do lado de fora da loja ou até dentro do carro”, comenta Karla. “O que a gente quer é trazer para o homem o mesmo carinho que a Posé sempre trouxe para a mulher, oferecer o serviço de depilação de uma forma tranquila, elegante, sem deixar o cliente constrangido.”

Tanto em Brasília como em Sorocaba as lojas Posé Homem serão abertas ao lado de novas unidades tradicionais da Posé. Em ambos os casos, um único franqueado responderá pela Posé e pela Posé Homem. Embora mantenham áreas de recepção e estruturas específicas para o atendimento de homens e mulheres, as lojas contam com escritórios e áreas de estoque em comum. Desta forma, as unidades serão abertas com um aporte total de R$ 300 mil – se fossem montadas separadamente, exigiriam investimento de R$ 190 mil cada. “As lojas estarão juntas, mas com a parte interna unificada. Assim, o franqueado pode otimizar o investimento”, explica Karla.

Novas unidades fortalecem presença da rede no Distrito Federal

As duas unidades que funcionarão de forma conjunta na QI 13 do Lago Sul, área nobre de Brasília, fortalecem a expansão da rede no Distrito Federal e imediações, região considerada estratégica pela empresa, surgida em 2009, em Goiânia. Recentemente, foram abertas lojas da Posé no Metrópole Shopping, em Águas Claras (DF) e no Shopping Sul, em Valparaíso de Goiás (GO) e, até o fim de setembro, está prevista a inauguração do ponto no Taguatinga Shopping, em Taguatinga (DF).

Com o sucesso comercial da iniciativa – menos de um mês após o começo da comercialização, já foram vendidas duas unidades da Posé Homem –, Karla projeta um total de 10 lojas voltadas ao público masculino em operação até abril do ano que vem, mês em que a empresa completará 11 anos de existência. O objetivo é chegar ao aniversário com um total de pelo menos 50 unidades Posé – incluindo as lojas Posé Homem – em todo o país.