Realidade virtual e lucros reais são aposta de franquia

A Beetools é uma criação da startup Beenoculus – pioneira no mercado de realidade virtual no país – e se utiliza da própria realidade virtual (VR), da Gamificação, e até de inteligência artificial (AI) para auxiliar no ensino da língua inglesa. Não entendeu? Calma que conversamos justamente com Fabio Ivatiuk, CEO da Beetools, para entender como tudo funciona.

Atualmente, 5 unidades da Beetools já começaram a operar no início de julho/2018, em Curitiba, Paraná, e mais 15 franquias contratadas abrirão suas portas até dezembro/2018 nos estados do PR, MG e SP. O lançamento da escola terá inicialmente como foco alunos a partir dos 10 anos de idade. A partir de 2019, também irá oferecer curso para crianças a partir dos 6 anos.  

Mapa das Franquias: A Beetools é inovadora. Isso é ótimo, mas deixa um desafio: explicar exatamente o que ela é e como funciona. Dá pra resumir para os leitores do nosso site?

Fábio Ivatiuk: A Beetools é uma escola de idiomas. Isso é a única coisa que ela tem em comum com outras empresas do mercado. A Beetools inova não somente na parte de metodologia e formato da aula, mas também apresenta um modelo inédito de matrícula e gestão de alunos. Com o uso da tecnologia, a Beetools permite que o aluno faça o seu cadastro, agende e cancele aulas, compre aulas – tudo pelo aplicativo. Sendo a primeira escola a adotar o conceito de sala de aula invertida, somado ao uso de realidade virtual e inteligência artificial, a escola consegue oferecer um ensino muito mais dinâmico, atual e acima de tudo, eficiente ao aluno. Assim o processo é simples, o aluno baixa o app, escolhe uma unidade Beetools, compra aulas, agenda e vai para a escola no horário marcado. Simples assim.

Mapa das Franquias: Também há muitos termos em inglês como gamification e smart school. E o que é storyliving? Pode dar uma força pra nós e explicar pro possível franqueado do que se trata?

Fábio Ivatiuk: A Beetools é uma Smart School porque segue o mesmo conceito de aparelhos “smart”. Quando vemos uma Smart TV, Smartphone, Smartwatch, notamos duas coisas: primeiro que é uma tecnologia completamente diferente do modelo tradicional. E segundo que é um aparelho que sempre apresenta novas versões, inovando sempre. Por isso somos uma Smart School, pois quebramos o paradigma das escolas tradicionais, inovando de forma contínua.

Mais do que Storytelling, a Beetools também inova ao trabalhar com o Storyliving. Nós não contamos uma estória para o aluno. Dentro das experiências de Realidade Virtual, o aluno VIVE uma história. Afinal, ele é um personagem que participa ativamente das cenas.

A gamificação é uma forma de encantar e motivar o aluno a estudar. É o uso do modelo de jogos para fazer exercícios, por exemplo.

Mapa das Franquias: Falando nisso, qual o perfil do franqueado? Um super professor de inglês ligado em novas tecnologias? Um gestor hábil? Um pouco de tudo isso?

Fábio Ivatiuk: O perfil ideal é o empreendedor. Ou seja, aquela pessoa que acredita que sempre existe uma forma melhor de fazer algo. Que está sempre olhando para o futuro para tomar decisões no presente.

Mapa das Franquias: Como a realidade virtual entra em cena? Como ela ajuda o aluno e como o franqueado é treinado para lidar com ela?

Fábio Ivatiuk: A Realidade Virtual é usada em todas as aulas para criar uma imersão para o aluno. Em cada aula o aluno faz um intercâmbio, indo para fora do país e vivendo situações do dia a dia. O sistema é todo automatizado, qualquer pessoa pode operar os óculos de VR sem problema algum.

Mapa das Franquias: Com tanta tecnologia, como é acompanhado o desempenho do franqueado no dia a dia? Algum software especial? Whatsapp? Outros? Quais?

Fábio Ivatiuk: Além de todo o treinamento e acompanhamento do franqueado, a rede trabalha com um sistema de gerenciamento de processos automatizado. Ou seja, a franqueadora consegue acompanhar o dia a dia do franqueado mesmo sem a necessidade de ele prestar informações diárias. Além disso, contamos um sistema de gerenciamento próprio e muito simples de usar.

Mapa das Franquias: Quais os planos de expansão para o segundo semestre e para 2019?

Fábio Ivatiuk: A Beetools tem 5 escolas abrindo em Julho em Curitiba, com mais 15 em processo de implantação até dezembro de 2018, nos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. A meta da rede é ter 50 escolas abertas até o fim de 2019.