Qual foi a principal razão para você abrir uma franquia?

Lançada no ano passado, a Coxinha Du Chef tem 9 unidades, sendo que cada uma atende, em média, 7.500 clientes por mês. O faturamento previsto, que é de R$ 40 mil mensais em 1 ano de operação, já foi quase alcançado no primeiro mês de abertura. 

A nova loja da Lapa, em São Paulo, por exemplo, inaugurada em janeiro de 2014, está contabilizando vendas de cerca de R$ 1.500,00 por dia.

A rede Coxinha Du Chef oferece coxinhas servidas em cones com 6 e 12 unidades, a preços a partir de R$ 3,00, que estão atraindo cada vez mais a população das classes C e D. 

É por isso que este ano a meta é chegar a locais populares. A empresa atualmente avalia pontos comerciais em terminais de ônibus e trens e até dentro de grandes comunidades, como Paraisópolis. 

Serão mais 35 lojas este ano, todas com metragem a partir de 40 m² e uma operação extremamente simples. O franqueado e os funcionários têm apenas que receber as coxinhas prontas, fritá-las na hora e servir aos clientes. 

“O caminho das pedras”

O empresário Eric de Paula acaba de abrir uma loja da Coxinha Du Chef, desta vez em Itaquaquecetuba, no interior de São Paulo. Nesta entrevista, ele nos fala de suas motivações, expectativas e resultados que já está obtendo com o negócio. 

Mapa das Franquias – Qual foi a principal razão para você abrir uma loja de franquia?
Eric de Paula  – Negócio pronto, não necessitando de pensar no que fazer e em como fazer. Caminho das pedras já definido. Comodidade.
Mapa das Franquias – Por que escolheu o setor de alimentos? E dentro do setor de alimentos, por que escolheu a Coxinha Du Chef?
Eric de Paula  – Todo mundo precisa comer, mesmo que não seja um produto de necessidade extrema, temos que comer. A Coxinha Du Chef tem um produto de qualidade, ótima aceitação, algumas barreiras ainda por ultrapassar, como tamanho da coxinha. Empresa nova no conceito de franquia, isso possibilita a ter mais contato com os fundadores, ser ouvido, atendido, maior flexibilidade. O que não ocorre com as marcas maiores.
Mapa das Franquias – Você teve ajuda de um advogado ao receber o COF (Circular de Oferta de Franquia)?
Eric de Paula  – Eu não fui atrás de nenhum advogado. Acho que o processo é formatado para dar certo, se der errado não vai ser o advogado que vai impedir isso. Ele pode orientar e deixar a decisão na sua mão, mas se você está a fim de assumir os riscos, deixa rolar. Depois vai atrás pra ver o que consegue reverter do prejuízo.
Mapa das Franquias – Houve muita burocracia para ingressar na franquia?
Eric de Paula  – Em janeiro de 2014 eu já tinha fechado com outra franquia que, por ela exigir um aluguel de baixo valor, mas em área com movimento, eu não estava conseguindo dar inicio as operações. Em março de 2014 em análise a mais algumas opções, eu fiz contato com a Coxinha Du Chef, mais para saber os valores e cenários de movimento. De junho pra julho, em procura de ponto para a primeira franquia, eu percebi que um local estava de porta fechada e uma frase escrita na porta “Mudamos, favor entrar em contato telefone…” ai fui atrás de quem era o responsável pela locação, consegui o telefone mas não consegui falar com ela no mesmo dia. Somente no outro dia pela manhã que consegui contato, e começamos a negociar o valor de aluguel. Tendo uma previsão desse aluguel, eu vi que pra primeira franquia não ia dar certo, mas veio na memória a Coxinha Du Chef. No mesmo dia liguei para agendar uma reunião, e solicitei em reunião uma visita ao local, eles fizeram isso mesmo sem nenhum contrato de exclusividade ou pagamento da taxa de franquia, isso não ocorre com nenhuma outra franquia. Depois de analisado, inauguramos em 11/09/2014.
Mapa das Franquias – Como foi a escolha do PDV (ponto de venda)? Alguma dificuldade?
Eric de Paula  – Como é o primeiro negócio, eu não quis fazer nenhuma alteração do que já estava sendo apresentando pela franquia, mesmo tendo essa possibilidade. Para as próximas lojas eu pretendo mudar algumas coisas.
Mapa das Franquias – Quais os 3 aspectos positivos que você ressaltaria nessa experiência? E 3 desafios?
Eric de Paula  – Aspectos positivos, eu destacaria: desenvolvimento pessoal e profissional, contribuição para o desenvolvimento do município e busca por independência.
Desafios, destaco: conciliar vida pessoal e profissional, sobreviver com as oscilações econômicas do Brasil e lidar com os aspectos relacionados ao ser humano, no caso funcionários.
Mapa das Franquias – Hoje, que conselho você daria para alguém que vai ingressar em uma rede de franquia? 
Eric de Paula  – Conselho não acho o termo certo, mas troca de experiência. Negócio, qualquer que seja ele, franquia ou não, você precisa ter conhecimento sobre esse mundo. Quando comecei a procurar ponto comercial para alugar, me deparei com um mundo totalmente diferente do que eu imaginava, pensava que ponto em qualquer lugar seria o mesmo, e isso não é bem assim. Antes mesmo de pensar em ter um negócio, seria muito favorável você ter conhecimento sobre o mundo dos comércios. Valores astronômicos de aluguel e luva. Procure antes o local, pesquise por conta própria o movimento do local, veja valores. Depois procure uma franquia que seja possível implantar nesse local e, se possível, tente conversar com a franquia para que seja feito avaliação do local antes mesmo de fechar contrato, mas isso é muito raro, raro mesmo.
Tenha certeza que mesmo você fazendo tudo antes, depois que começar efetivamente, vai perceber que não foi suficiente, vão aparecer novas situações.
Mapa das Franquias – Considerações finais sobre sua experiência? 
Eric de Paula  – Estamos há um mês em operação, ainda acertando muita coisa, quadro de funcionários, controle de compra, estoque, financeiro. Muita coisa nova, recapitulando outras. Tudo até o momento muito válido, mais um passo para crescimento pessoal, profissional. Como disse, para as novas lojas já temos o mapa de como fazer diferente o que fizemos na primeira.

Coxinha Du Chef – Ficha Técnica

Investimento total (com Taxa de franquia) – R$ 120 mil

Taxa de Franquia – R$ 30 mil

Taxa de Royalties – 5% sobre o faturamento bruto

Taxa de Propaganda – 2% sobre o faturamento bruto

Capital de Giro – R$ 10 mil

Número de funcionários – 3 a 4

Faturamento médio mensal – R$ 40 mil

Lucratividade – 15%

Prazo do retorno do Investimento – 18 meses

Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter