Público masculino aquece mercado de clínicas de estética

Eles estão mais vaidosos! De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas), os homens representam 30% dos clientes que frequentam as clínicas de estética do país. E esse percentual sobe ainda mais quando o assunto é produtos para cuidar da aparência, chegando a 35% – número que colocará o Brasil, até 2019, na posição do país que mais consome produtos de beleza masculina, movimentando em um período de quatro anos cerca de US$ 6,7 bilhões. Nas clínicas da EmagreSee, por exemplo, o público masculino possui grande representatividade e chega a gastar até R$ 5 mil em cuidados com o rosto e o corpo. “Há um aumento crescente de atendimentos a homens e percebemos também que eles não economizam nesta área. Se percebem que terão um retorno positivo investem sem medo”, afirma o sócio fundador da marca, Atylah Marçal.

De acordo com o empresário, os homens já representam 12% dos atendimentos da EmagreSee e buscam, principalmente, por tratamentos faciais, como a toxina botulínica, peeling e limpeza de pele. Os tratamentos corporais voltados para a eliminação de gordura localizada e emagrecimento também fazem sucesso. Apostando neste público, a franquia destina uma porcentagem dos investimentos em publicidade para campanhas direcionadas especificamente para eles. “As mulheres ainda são nosso maior público, mas sabemos que existe um potencial enorme entre os homens, por isto investir neles é uma estratégia importante para a rede”, afirma. O empresário afirma que 70% dos tratamentos da rede já atendem ao público masculino e há planos para trazer procedimentos exclusivos para eles.

Redução de medidas

Essa realidade é muito parecida nas clínicas de estética que licenciam o método Afine-se, referência em gestão de peso baseado na geração de hábitos saudáveis. Segundo Mariane de Chiara, uma das criadoras do método, mais de 40% dos homens brasileiros apresentam sobrepeso ou obesidade e o interesse deles por emagrecimento e qualidade de vida apenas aumenta. “Quando iniciamos o Afine-se os homens representavam apenas 8% do nosso público”, conta. Hoje, eles representam 12% dos atendimentos nas clínicas que possuem o método Afine-se e são responsáveis por 20% de todo o faturamento da rede.

O coordenador de marketing, Everton da Silva, 35 anos, por exemplo, encontrou no método Afine-se a solução para conquistar uma saúde melhor e retomar a autoestima perdida por estar bem acima do peso. “Com a rotina, eu fui ganhando peso sem perceber. Perdi minha autoestima, desenvolvi diabetes, pressão alta e problemas da coluna. Depois de passar pelo Afine-se comecei a me cuidar e a me preocupar mais com a saúde e, consequentemente, com a estética”, afirma. Everton ainda conta que encontrou no método as orientações e o impulso que precisava para iniciar a perda de peso e adotar um novo estilo de vida, o que rendeu a ele a eliminação de 26 kg, em apenas três meses. “Agora me preocupo muito mais com a aparência”.

Com 13 mil pacientes atendidos, o Afine-se está presente em mais de 320 cidades brasileiras e já é considerado o maior método de emagrecimento em número de clínicas licenciadas – 900 no total. Para manter a qualidade do método em toda a sua rede de atuação, o Afine-se desenvolve treinamentos e capacitação para profissionais de saúde, formando Estrategistas em Emagrecimento.

A rede EmagreSee também figura entre as principais no seu segmento, com 60 unidades em funcionamento e 145 vendidas.