Proporção de paulistanos que pretende presentear neste Natal atinge 63%, aponta FecomercioSP

O Natal, considerado a data mais importante para o varejo, deve dar continuidade aos bons resultados do setor obtidos ao longo de 2018. Levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomecioSP) revelou que as pessoas estão mais dispostas a presentear neste fim ano e 63% dos entrevistados pretendem ir às compras, aumento de 3 pontos porcentuais com relação a 2017 (60%). É o maior porcentual desde 2013, quando havia sido de 67%. No entanto, ainda está abaixo do excelente momento da economia pré-crise, de 2012, quando foi de 84%.

Realizada com 1,12 mil consumidores na capital paulista entre os dias 10 e 14 de dezembro, a sondagem aponta ainda que o valor médio do presente será de R$ 137 este ano.

A maioria dos entrevistados (51%) deseja comprar até três presentes, contudo, o número de pessoas que darão uma quantidade maior de presentes diminuiu. Em 2017, 30% pretendiam comprar de quatro a cinco presentes e, neste ano, essa parcela caiu para 26%. Também houve queda na proporção de consumidores que comprará de seis a dez presentes – de 18% para 17%. Assim como nos anos anteriores, vestuário e calçados permanecem no topo da lista de presentes, com 40% das respostas. Em seguida, estão: brinquedos (21%), perfumes e cosméticos (11%), eletrodomésticos e telefones celulares (ambos com 3%).

Em relação às formas de pagamento, segundo a FecomercioSP, 74% das pessoas entrevistadas afirmaram que pagariam as compras à vista, deixando o cartão de crédito como segunda opção (24%).

Ainda de acordo com o levantamento, 30% dos paulistanos investirão mais no presente dos filhos; 27% no presente da mãe; e 18% para namorados (as), parentes e amigos. Os pais (2%) continuam em último lugar.

Já os presentes que os entrevistados mais gostariam de ganhar são: vestuários, calçados e acessórios (24%), telefone celular (8%), viagem (8%), aparelho de TV ou som (7%).

Black Friday

O levantamento também mostrou que, do total de consumidores abordados, apenas 19% aproveitaram as liquidações da Black Friday. Desse porcentual, 17% disseram ter adquirido especificamente presentes para o Natal, em razão dos descontos em vários produtos. Esse fato mostra que, pelo menos por enquanto, não há grande conflito entre as duas datas, segundo a FecomercioSP.

Para a Federação, será o melhor mês de dezembro de toda a série histórica, iniciada em 2008, e as vendas devem superar as registradas no Natal de 2013, até então as mais altas para o mês, que alcançaram R$ 69,4 bilhões. A projeção da Entidade é de que o faturamento do comércio varejista em todo o Estado de São Paulo, em dezembro, deva atingir R$ 70 bilhões, alta de 5% na comparação com o mesmo período de 2017.

A FecomercioSP ressalta que, a intenção de consumo das famílias está, em média, um pouco mais que 10% acima de 2017 e o endividamento recuou nos últimos meses com os consumidores quitando suas dívidas para novas compras. Além desse histórico positivo, a expectativa da FecomercioSP é de que com a inflação controlada, juros nos menores níveis históricos, com uma ligeira recuperação no mercado de trabalho e a injeção do décimo terceiro salário, a proposta a consumir mais permaneça não só para as vendas do Natal, mas que seja constante ao longo de 2019.