Projeto Mão na Massa estimula crianças a fazerem escolhas mais saudáveis

A obesidade infantil é um problema grave, que segundo projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS), caso nada seja feito, em 2025 o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões, incluindo 427 mil crianças com pré-diabetes, 1 milhão com hipertensão arterial e 1,4 milhão com aumento do acúmulo de gordura no fígado. Para contribuir com a mudança desta realidade a Snack Saudável, rede especializada em lanches escolares sem a adição de corantes ou conservante, além de oferecer aos estudantes uma merenda equilibra todos os dias, também desenvolveu o projeto Mão na Massa. 

“Percebemos que além de oferecer uma merenda saudável para os alunos é importante que eles conheçam os alimentos, a origem, o uso, as propriedades nutricionais e as diversas formas de preparo. Com base nesse entendimento, haverá a construção de um hábito saudável, já que vão levar o conhecimento para dentro de casa”, explica Larissa Souza, diretora da empresa. Já a nutricionista da rede, Renata Tabarelli, também ressalta a importância do contato da garotada com a comida. “A criança precisa ser exposta ao alimento de 10 a 15 vezes, em formas diferentes de preparo: assado, grelhado, cozido, cru, um corte diferente, para ajudar nesta transformação”. 

O projeto Mão na Massa procura escolas parceiras para promover conteúdos de nutrição e alimentação por meio de atividades lúdicas e educativas, permitindo às crianças tomarem decisões e assumir o cuidado com a própria alimentação, motivando-os para a adoção de um estilo de vida saudável. Ministrada por uma nutricionista, as crianças recebem uma aula sobre como os alimentos têm impacto no crescimento e logo depois aprendem na prática uma receita desenvolvida, a partir da pirâmide alimentar, que tem em sua base os carboidratos, seguidos por verduras, legumes, frutas, proteínas, derivados lácteos e no topo, em menor proporção, óleos, gorduras e açúcares.

Os primeiros pilotos da iniciativa estão acontecendo em Ji-Paraná, Rondônia, para alunos da Educação Infantil até o quinto ano do primário, que contam com a atividade uma vez por mês. O projeto deve se estender para as mais de 50 unidades da franquia chegando a 60 escolas e beneficiando cinco mil crianças até final de 2020. As escolas interessadas na ação devem entrar em contato pelo e-mail: [email protected]