Programa de Excelência da Água Doce aprimora eficiência do franqueado e aumenta o tíquete médio

Publicado em 10/10/2019 por Imprensa

O intuito é valorizar a participação e o comprometimento do franqueado na gestão e operação da unidade

A Água Doce Sabores do Brasil encontrou uma forma de incentivar e premiar as boas práticas dos empreendedores que atuam na rede. Dessa forma, em 2014 foi criado o Programa de Excelência Água Doce - PEAD, que valoriza e reconhece anualmente a participação e o comprometimento dos franqueados nas 78 unidades espalhadas pelo Brasil. A iniciativa busca atingir os padrões de excelência no atendimento, além de aumentar a eficiência profissional das equipes e o comprometimento do franqueado na gestão e operação do negócio.

Segundo o diretor de franquias da Água Doce Sabores do Brasil, Julio Bertolucci, por meio do programa é possível aperfeiçoar a operação para fortalecer a lucratividade e aumentar o tíquete médio entre 5% a 15%. “Para efetuarmos a análise do desempenho são levados em consideração alguns critérios, como crescimento no faturamento e no tíquete médio, nota da visita do cliente oculto e outros critérios que contribuem com a padronização da rede. Além disso, também há a visita de uma consultoria de campo para analisar inúmeros fatores que englobam a operação da unidade”, revela Bertolucci.

O ranking conta com as 10 unidades que mais se destacaram em 2019 e recebem o reconhecimento da rede. Neste ano, o primeiro lugar foi conquistado por Renato Rafael Munhoz, da unidade de Independência, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O programa, que ajuda a engajar a equipe mostrando sua importância, evidencia todo o trabalho realizado em conjunto para conquistar bons resultados. O franqueado sabia que estava trilhando o caminho certo, pois atuou com foco e dedicação, além de conseguir a aderência do time e seguir as orientações da franqueadora. 

“Ano passado, investimos na reforma da unidade Independência. Após finalizada a obra, minha equipe e eu decidimos os passos a serem dados para conquistar nossos objetivos. Tivemos um aumento de 30% no tíquete médio. Tudo isso, graças às mudanças arquitetônicas, a implementação de uma comanda individual que permite o cliente pagar somente o que consome e, claro, o engajamento da equipe em fazer com as alterações valessem a pena. Agradeço imensamente ao time por mais esta conquista e a franqueadora pelo reconhecimento de um trabalho árduo que nos valoriza ainda mais como empreendedores”, revela o franqueado de Ribeirão Preto. 

O Programa PEAD, preparado pela Praxis Business, compila anualmente uma enorme quantidade de dados e indicadores. Em uma visita de cliente oculto, vários itens são checados, desde a limpeza do espaço, a apresentação dos pratos e o atendimento do garçom, até detalhes mais técnicos. A unidade vencedora teve 100% da pontuação nos setores de bar, cozinha e salão nas visitas de avaliação. “Trabalhamos arduamente fatores como controle de qualidade e padrão para entregar o melhor aos consumidores da marca aqui na região. Isso foi possível, pois a equipe confiou na gestão empregada e, consequentemente, os resultados vieram. É um desafio receber o reconhecimento do primeiro lugar, pois sabemos que os demais franqueados da rede são extremamente bons, fazendo com que a disputa pela pontuação seja bem acirrada”, explica Renato.

Além disso, o franqueado Wilson Roberto, da unidade de Barretos, localizada no interior de São Paulo, foi reconhecido por estar no ranking e conseguir o PEAD em todos os anos, desde 2014. Quanto aos padrões, Wilson acredita que a franquia deve seguir o que foi determinado pela franqueadora, já que essa junção de fatores facilita a gestão para que a unidade possa trabalhar como equipe, com todos efetuando suas funções da forma correta e com qualidade. “Penso no PEAD como se fosse o plano da minha vida. Sei que este reconhecimento traz coisas boas para minha empresa e para todos os envolvidos. Trabalhar com franquia é atingir os padrões e procedimentos pré-determinados e é exatamente isso que temos que fazer para conquistar a excelência nos itens avaliados pelo programa. Ter este reconhecimento proporciona uma energia positiva em toda a equipe. É o sentimento de fazer parte de algo maior e eu vejo essa questão no rosto de cada colaborador, além da emoção e do engajamento que fazem com que eles desempenhem as funções da maneira correta”, comemora Wilson. 

Já os franqueados João Luiz Simonacci e Jorge Fernando Pereira de Carvalho, sócios e responsáveis pela unidade de Cotia, em São Paulo, também foram homenageados pelo desempenho do restaurante, que desde o início do ano lidera o ranking de faturamento da rede. A dupla assumiu a loja de repasse há cinco anos e decidiu mudar de ponto, fator este que contribuiu de forma expressiva no aumento do faturamento. “Quando assumimos, vimos que a loja precisaria melhorar a administração, ou seja, ter franqueados presentes 100% na operação e fizemos isso. Também investimentos em pequenas reformas constantemente, pois isso chama a atenção do cliente. Hoje, podemos explorar muito bem o potencial da unidade, que conta com 100 mesas. É essencial para a saúde no negócio focar em treinamentos, no bom atendimento, na rapidez da cozinha e na qualidade dos produtos oferecidos. Isso se torna um diferencial competitivo no mercado de alimentação”, destaca João.  

Como forma de incentivo, a franqueadora premia os três primeiros colocados com os custos da participação na convenção anual da rede, com os custos de hospedagem e alimentação da equipe que faz a Consultoria de Campo nas unidades em questão em 2020. O primeiro colocado conta, ainda, com participação na Convenção da ABF (Associação Brasileira de Franchising) no Nordeste, que é paga integralmente pela franqueadora para duas pessoas (aéreo, hospedagem e evento). 

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Palavras-chaves: Franquias de alimentação , Água Doce , Franquias de restaurantes , Relação franqueador e franqueado