PRESIDENTE INTERNACIONAL DA DOMINO´S PIZZA VEIO AO BRASIL ABRIR A LOJA 200 EM OSASCO

Publicado em 02/11/2017 por Imprensa

País é um dos principais mercados potenciais para a franqueadora norte-americana

Com a presença do presidente internacional, Ritch Allison, a Domino´s Pizza abriu em Osasco, dia 24/10, a franquia de número 200 no Brasil. A mega loja de 300 m2 fica no Centro da cidade (Avenida dos Autonomistas 2862) e terá salão nos dois andares. Marcada para às 17hs, a “cerimônia” de abertura teve ainda a presença de membros da diretoria internacional da marca e de executivos do Grupo Trigo, master franquedor da Domino´s no país desde 2005. E, claro, muitas pizzas quentinhas nos sabores mais pedidos – como muçarela, calabresa e pepperoni – pelos fãs brasileiros, para matar a fome dos convidados.

Crescer, mesmo em tempos de crise. Assim foram os últimos três anos para a rede Domino´s Pizza no País. O mercado brasileiro é considerado pelos executivos da master franqueadora norte-americana um dos mais promissores fora dos EUA.

A marca está presente hoje em todas as regiões do País, com maior número de lojas nos estados do Rio de Janeiro (69), São Paulo (44), no Distrito Federal (11), PE (10), MG (9). Em São Paulo a projeção é fechar o ano com 60 lojas, um dos estados considerados mais difíceis e estratégicos para o crescimento. Nos últimos 5 anos, o Nordeste foi a região que apresentou maior crescimento em número de lojas. Recentemente o Centro Oeste recebeu suas primeiras lojas (em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e no sul, Santa Catarina.

Para continuar nessa trajetória ascendente, a Domino´s Brasil anuncia investimento de R$ 5,5 milhões num novo sistema operacional para ponto de venda e controle.

O software “Pulse” foi desenvolvido pela Domino´s Internacional e já está sendo utilizado por 80% da rede em outros países. Os sistemas informatizados de gerenciamento de informações são projetados para melhorar a eficiência operacional, reduzir o tempo de preparo dos pedidos e do delivery, além das despesas administrativas das lojas. 

“Esperamos com esse novo sistema ganhos em lucratividade para a marca. O franqueado terá controle sobre os custos de alimentos e poderá também dividir boas práticas, compartilhar ideias com os 14 mil restaurantes espalhados pelo mundo. A ferramenta de ponta facilita também uma maior capacidade de absorver os pedidos online”, afirma o diretor geral da Domino´s Brasil, Edwin Jr.

A tecnologia é um diferencial da Domino´s no mundo. Milhões de pedidos por semana são processados através das mais inovadoras plataformas (text, Messenger, Google Home, Zero click, Amazon Alexa, Smart tv), além do site e dos apps para celular e tablets. Hoje, nos EUA, mais de 60% das vendas vêm através dessas plataformas, que são mais bem ranqueadas em satisfação do cliente do que as da concorrência. A Domino´s se tornou líder em inovação digital na categoria de pizza.

A rede brasileira, controlada pelo Grupo Trigo desde 2005, já ganhou quatro vezes consecutivas o prêmio máximo da marca, o Gold Franny Awards, concecido pela Domino´s Pizza Internacional (DPI) aos melhores master franqueados do mundo. São avaliadas as operações locais, crescimento de vendas e abertura de novas lojas nos países fora dos EUA.

Em 2017, a Domino´s Brasil segue apostando numa expansão com diferentes modelos de negócios para cada região. Essa estratégia – aliada a uma forte política de preços promocionais - permitiu à marca um expressivo crescimento nos últimos três anos, tanto em número de lojas quanto em faturamento total. Desde 2013 está acima de dois dígitos ao ano.

Enquanto nas capitais do Nordeste a Domino´s abriu unidades com salão, atraindo clientes como opção de “fast food casual", nas capitais do Sudeste apostou no modelo delivery, que ganhou força na crise como opção de comida barata em casa e é o DNA da marca. Algumas capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, contam ainda com os modelos Store in Store (loja compartilhada com a rede Spoleto, também do Trigo) e lojas em praças de alimentação de shoppings.

Para o diretor brasileiro Edwin Jr., “Estamos performando bem na crise porque temos uma marca internacional sólida e conseguimos entregar para o cliente um produto de alta qualidade, a um preço justo e com uma velocidade sem igual”, avalia. As regiões de maior interesse para novas franquias são Norte, Nordeste, Sul, Minas Gerais, São Paulo e Centro-Oeste.

Segundo Antonio Leite, CEO do Grupo Trigo, a rede de pizzas sobreviveu bem aos anos de crise. “O principal desafio é conquistar cada bairro do País, entregando pizzas quentinhas todos os dias, com rapidez, QUALIDADE e energia positiva. Estamos fazendo o maior investimento em tecnologia de nossa história, e queremos ser a opção número 1 em pedidos online no segmento de delivery de pizzas no Brasil”.

De acordo com Leite, o momento econômico atual, que fez diminuir o fluxo em shopping centers, impulsionou a estratégia de expansão pelo interior do Estado. “Tendo em vista que o faturamento médio das lojas Domino´s tem estado em patamares altos e crescendo todos os anos nas diferentes regiões do País, notamos um retorno sobre o investimento coerente com o perfil do negócio e com as condições econômicas atuais”.

O executivo ainda ressalta: “A rede se desenvolveu muito nos mercados internacionais, e um dos grandes responsáveis foi o papel que o e-commerce vem tendo no crescimento da marca. O número de bairros ainda não ocupados pela Domino´s no Brasil, com perfil sócio econômico e de densidade de domicílios compatíveis com o negócio, nos faz perceber as oportunidades que ainda temos para o Grupo Trigo e para os franqueados novos. Continuaremos a perseguir o crescimento de dois dígitos, e certos de que estamos apenas no início do que será a história da Domino´s no Brasil”.

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Palavras-chaves: Franquia , Expansão de franquias , Domino's Pizza , Redes de franquias , Crescimento da franquia