Porks fecha o ano com 15 unidades abertas e um faturamento de R$ 10 milhões

A carne suína vem conquistando cada vez mais o paladar dos consumidores e, assim, lugares com autoridade no preparo do corte se tornam cada vez mais presentes. Inaugurado em 2017, o Porks – rede de pubs especializada em carne suína acompanhada de chope artesanal – já possui 10 unidades pelo Brasil. Com cinco lojas na capital paranaense, três em Belo Horizonte, uma em Brasília (DF) e uma Piracicaba (SP) – que inaugurou no último sábado (14) – a marca espera fechar o ano com 15 unidades no país.

Em 2019, a rede faturou cerca de R$ 10 milhões e, para 2020, o faturamento deve chegar a R$ 20 milhões. Em outubro, o Porks deve consolidar sua chegada à capital paulista com a primeira unidade, no bairro da Vila Madalena, que será inaugurada em outubro.

“A revalorização da carne de porco é uma tendência em todo o mundo”, afirma José Araújo Netto, proprietário do Porks. “O Brasil tem um mercado gigante a ser explorado nesse sentido. Para a expansão, estamos visando o estado de São Paulo, Goiânia e consolidação em Brasília e Belo Horizonte. Nosso objetivo é terminar 2020 com 25 lojas funcionando e, a partir disso, dobrar o número de unidades em até dois anos”.

O investimento total para a abertura da franquia custa cerca de R$ 130 mil, com um payback de 8 a 15 meses. O faturamento médio mensal de cada loja é de R$ 100 mil, tendo uma lucratividade mensal entre 15% e 25%.

Com porções que exploram diversos cortes do porco, o cardápio da casa não fica restrito a apenas um produto: são hambúrgueres de costelinha, linguiça, sanduíche de pernil, porções de torresmo e outras variedades. A marca conta com parceiro como a mundialmente famosa cervejaria Brooklyn, que tem presença garantida na casa com dois rótulos: a East IPA e a Lager.