Planejar é o segredo para economia financeira e viagem tranquila

Férias, feriados, festas de fim de ano, datas comemorativas. Basta aparecer uma oportunidade e já pensamos em realizar aquela viagem. Seja para perto ou para longe, especialistas garantem que planejar os dias em que for ficar fora de casa é crucial para uma viagem sem stress e sem grandes surpresas negativamente financeiras.

O Natal e o réveillon já estão ai, e a dica é valida para essas datas desde agora. Henrique Mol é diretor executivo da Encontre Sua Viagem (franquia de turismo especializada em serviços turísticos), de acordo com ele a prática de esboçar os dias de folga é sinônimo de economia. “Se programada com antecedência, os preços de pacotes ficam mais em conta, sem falar na possibilidade de parcelamento. Além disso, em alta temporada, muitos hotéis e resorts trabalham com capacidade total. Se deixarmos para fazer reservas em cima da hora, a chance de não encontrarmos lugar é alta. Recomendamos planejar uma viagem nacional de três a seis de meses de antecedência e a internacional de 12 a 9 meses”, explicou.

Mas como planejar? No que pensar? Quais itens devem ser avaliados? No caso, as considerações são tantas que às vezes corremos o risco até de esquecer. Mas o empreendedor, experiente na área, revela os principais tópicos para que tudo ocorra bem! Anote: O primeiro passo é definir o local de estadia e comprar passagens. “Contratar um pacote de agência é uma opção bem legal de ser avaliada, isso porque a medida proporciona comodidade ao viajante que não precisa pesquisar roteiros e atrações turísticas”, falou o profissional.

Outra orientação é sobre a organização dos gastos. “Reservar uma quantia para alimentação, compras, lazer e afins, ajuda a manter o controle e evitar excessos. É preciso que haja um limite de gastos”, relevou.

O viajante deve se atentar a mais detalhes, como por exemplo, o clima do local. “Se quiser ir a uma estação de esqui, então se devem preparar as roupas adequadas. Dê preferência por locais no qual você domina a língua, isso facilitara a comunicação. Procure hotéis que fiquem localizados próximos às principais atrações ou próximos dos aeroportos. Avalie estabelecimentos, as normas internas e de cancelamento. Faça um roteiro que combine com o tipo de viagem: se for a dois, vá a restaurantes românticos e passeios que inspirem. Se a viagem for em família, procure atrações que agradem à criançada. Em casos de parques temáticos, o ideal é comprar o ingresso com antecedência para evitar gigantescas filas. Procure por voos que se encaixem nos horários para que não ocorra atrasos”, auxiliou Mol.

Além disso, é preciso preparar a documentação necessária para a viagem. “Vai precisar de passaporte? Visto? Você já possui o documento? Já sabe onde providenciar? Em caso de viagem para o exterior é imprescindível dispor de um seguro-viagem e comprar a moeda local ao invés de usar o cartão”, disse o diretor.

Henrique diz que no caso da moeda, aderir à estrangeira é melhor que concentrar as compras em cartão de crédito. “Isso porque a elas são tributadas em 6,38% e o consumidor não sabe quanto vai vir no fim. A conversão da moeda estrangeira para o real só acontece no dia do fechamento da fatura. Mas ainda assim recomendamos informar à operadora de crédito sobre a viagem porque pode acontecer uma emergência, e o cartão precisa estar habilitado para ser utilizado”, falou.

Quem deixa para última hora pode encontrar alguns estorvos no caminho, como altos preços, baixa disponibilidade de hotéis e ingressos para atrações esgotados – causando impacto importante no orçamento. Mas para quem não se programou e resolveu viajar de última hora, fazer alguns sacrifícios pode ajudar. “Se a passagem está mais cara, opte por hospedagem mais simples e reduza as compras. O segredo é não se endividar durante as férias a ponto de se prejudicar nos meses seguintes. E pesquise bastante!! As cias aéreas costumam fazer promoções aos fins de semana. Acompanhe e pode ser que você consiga encontrar bons preços”, ressaltou o empresário.

Dicas de viagens

Para quem pensa em conhecer outras regiões neste fim de ano, Henrique sugere: “No Brasil indicamos Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN) e Jericoacoara (CE). No exterior: Estados Unidos (Nova York, Miami e Orlando), Paris e Punta Cana”, falou. Esses locais são muito procurados pelos turistas e oferecem, cada um em seu estilo, passeios inesquecíveis.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito