Petland Perdizes e AILA realizam evento de adoção de animais

A unidade da Petland no bairro Perdizes, na zona oeste da capital paulista, realizou um evento de adoção de animais em parceria com a AILA — Aliança Internacional do Animal, primeira ONG (Organização Não Governamental) a apoiar o trabalho da franqueadora no Brasil. Durante todo o dia, cerca de 250 pessoas passaram pelo evento. Dos 10 animais colocados à disposição do público para adoção, dois cães e um gato ganharam um novo lar. 

De acordo com Josélia Domingo Santos Mariano, coordenadora dos eventos de adoção da AILA, a parceria é fundamental para a entidade. “Como diz a Ila (Ila Franco, presidente da ONG) na Petland é onde os sonhos acontecem. Eles (os animais) vêm para a AILA com o propósito de ter saúde, qualidade de vida e, por fim, conseguir um lar, uma família que os respeite. E é na Petland que tudo acontece.” 

Diversas atividades foram realizadas durante o evento, como arrecadação de doações de ração, roupas, snacks, brinquedos entre outros itens, distribuição de brindes e o sorteio de produtos da Pet Choice, marca própria Petland, aos participantes. A loja também contribuiu com o primeiro banho grátis para quem adotar um cão. 

Paulo Filipov, que adotou uma gata de nove meses, elogia a iniciativa da Petland em apoiar os esforços da AILA em encontrar um lar para animais resgatados. “Nós sempre gostamos de animais, eles nos fazem bem, e meu filho herdou essa genética de gostar de animais”, garantiu. “E acho fenomenal esse esforço conjunto em buscar uma família para esses cães e gatos. É um sacerdócio!. Você doa seu tempo. Poderia estar em qualquer lugar, mas não, todos estão aqui tentando encontrar um lar para esses pequeninos”. 

Josélia lembra, no entanto, que adotar um pet exige responsabilidade. “Somente podem se candidatar à adoção pessoas maiores de idade, que tenham uma profissão, precisam apresentar documento pessoal com foto e um comprovante de residência, além de pagar uma taxa irrisória, para ajudar na esterilização, vacinas e vermifugação, de outras crianças com pelos, explica. Também é necessário assinar um termo de posse em que o tutor se compromete com o animal a partir daquele momento de que irá manter a vacinação em dia, os custos com veterinário, garantir um lar seguro e boa alimentação, além de permitir que a ONG tenha o direito de fazer visitas ao endereço indicado sem aviso prévio”. 

A Petland, por meio do programa Adopt a Pet, criado nos Estados Unidos, encontrou um lar para mais de 500 mil animais de rua. No Brasil as campanhas de adoção são realizadas todos os finais de semana pelas lojas da rede, sempre com o apoio de mais de 20 ONG’s/Protetores que têm como principal propósito oferecer aos animais resgatados a oportunidade de ter um novo lar. Mais de três mil animais já foram adotados. 

Já a AILA, desde a sua fundação até janeiro de 2019, abrigou, esterilizou animais, resgatou e conseguiu adoção de milhares de cães e gatos. Atualmente, a ONG possui mais de 600 cães e gatos sob seu cuidado. Além disso, foram efetuadas consultas clinicas e cirurgias em animais da população carente e animais resgatados das ruas pela entidade.