Petland cria novas plataformas de negócios para atender o mercado pet

A Petland, franquia líder em adoção e filhotes no mundo, vem demarcando seu território nas principais capitais e cidades do interior do Brasil. Com a aquisição da marca 100% PET, tornou-se a maior rede de franquias de pet shop, com 83 unidades em 13 estados. Para continuar a expansão, a empresa entra com força total no segmento de clínica veterinária com a franquia Dra. Mei e se prepara para lançar os produtos de marca própria.

A marca própria se chamará Pet Choice e será apresentada, junto com as outras  novidades, na ABF Franchising Expo 2018, maior evento de franquias da América Latina, de 27 a 30 de junho, no Expo Center Norte. No estande da Petland (Rua K – nº 133), o público poderá acompanhar palestras de 20 minutos e conhecer melhor o modelo de negócios da franquia, presente em 19 países.

“Atender as expectativas do cliente é sempre um desafio para qualquer empresa que queira ser competitiva em seu mercado de atuação. No varejo pet esse nível é ainda mais elevado, sendo fundamental o contínuo investimento em novos produtos e serviços que ofereçam experiências efetivas para os tutores e seus animais”, afirma Rodrigo Albuquerque, CEO da Petland no Brasil.

Até o final de 2018 a rede deve atingir 119 lojas, sendo 50% resultado da conversão de bandeira e 50% de lojas novas. Além das unidades de rua, a Petland avança para os shoppings centers. Recentemente, inaugurou as lojas no Vila Lobos e no São Bernardo Plaza Shopping, e  já está em fase de construção a unidade no Tamboré (SP). A bandeira Petland também deve chegar, em breve, a outros países da América Latina. “Estamos prospectando Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Peru”, revela o executivo.

Clínica veterinária

A primeira clínica piloto Dra. Mei, com investimento inicial a partir de R$ 50 mil para potenciais franqueadores, foi inaugurada neste mês na unidade da Petland Mooca.  “Os pilares do nosso modelo de negócio são sustentados pela medicina veterinária preventiva, atendimento apenas por agendamento e os prontuários digitais, exclusivos da Dra. Mei, além da gestão profissionalizada e treinamento”, conta Leonardo Kanashiro, supervisor de Novos Negócios da Petland. 

Nesta primeira fase, as clínicas serão instaladas em unidades franqueadas da Petland. “A nossa meta é chegar a todos os cantos do Brasil, por isso as clínicas deverão, em breve, também operar de forma independente”, antecipa Kanashiro.

Marca própria e logística

Com quatro anos de operação no país, a Petland se prepara para ter sua linha própria de produtos a partir do segundo semestre deste ano. Inicialmente, serão vendidos areia para gato, tapete higiênico e snacks. O nome Pet Choice foi o mais votado pelos clientes que participaram da campanha nas redes sociais da empresa.

Os franqueados da marca também já contam com um Centro de Distribuição, a LogLand, permitindo uma gestão mais eficiente de armazenagem dos produtos e, principalmente, redução nos custos operacionais. O CD está localizado na cidade de São José do Rio Preto (SP).

Lojas light, full e experience

O investimento inicial na franquia Petland é a partir de R$ 355 mil, incluindo o treinamento de sete dias na Universidade Petland (presencial e online), que consiste em capacitação continuada.  O prazo de contrato é de cinco anos e o retorno ocorre dentro de 24 a 36 meses.

A empresa oferece diversos formatos de lojas para atrair novos investidores, seja como franqueado ou master franqueado: “Light”/compacta (sem filhotes), com área de 80 m2 até 169 m2; “Full”/completa (com filhotes), com tamanhos entre 170 m2 até 399 m2,e “Experience”, mesmo padrão da loja completa, porém com área acima de 400 m2. O faturamento médio, dependendo do tamanho da loja, pode chegar a R$ 1.200/m² quando a empresa atinge a maturidade.