Percentual de cheques devolvidos sobe para 1,77% em novembro, segundo Boa Vista

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1]  foi de 1,77% em novembro de 2018, registrando redução em relação ao ano anterior (-0,13 pontos percentuais).

Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados teve aumento em relação a outubro, reflexo da queda menor em cheques devolvidos (-4,6%) do que no número de movimentados (-8,7%).

[1] Desde maio de 2012 a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Considera-se o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período. As informações de cheques compensados são divulgadas pelo Banco Central do Brasil.

Metodologia

O Indicador de Cheques Devolvidos da Boa Vista é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados somados aos devolvidos.