Pequenos varejistas apostam em microfranquia para atrair mais clientes e aumentar o faturamento

O franchising cresce continuamente mesmo em tempos de recessão. No terceiro trimestre de 2019, por exemplo, o setor teve aumento de 6,1%, movimentando mais de 47 bilhões de reais, segundo números divulgados pela ABF – Associação Brasileira do Franchising. Dentro do segmento existem opções para todos os bolsos, como é o caso das microfranquias, com investimentos de até 90 mil.

Investir  em um desses modelos enxutos é uma opção não apenas para quem sonha em abrir o próprio negócio, mas para quem já possui um comércio e deseja ampliar seus ganhos mensais. Foi essa a aposta do comerciante Dheimes de Assis Araújo, de Manaus (AM), que decidiu, em julho do ano passado, investir em quatro máquinas de vendas automáticas da rede Mr. Kids, uma delas dentro do seu próprio estabelecimento comercial. “Há uma grande facilidade em operar a franquia, e o gerenciamento dos equipamentos pode ser feito em horários flexíveis”, conta.

A microfranquia tem investimento de R$18.700 – já com o estoque inicial de brinquedos e itens colecionáveis. Em troca de moedas de R$ 1 ou cédulas, a máquina entrega um dos itens ao consumidor, de forma eletrônica, sem a necessidade de um funcionário no local. Para o gerente de expansão, Rodrigo Loredo, um dos grandes diferenciais da Mr. Kids é que rede não cobra royalties dos franqueados. “Isso é um diferencial, já que os microempreendedores não tem esse custo extra mensal, o que poderia atrapalhar principalmente no começo do negócio”, finaliza.