Para manter aprendizado, Maple Bear lança comunidade online de ensino bilíngue

Para manter o ensino de excelência nas escolas com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a Maple Bear, rede de ensino bilíngue com metodologia canadense reconhecida entre as melhores do mundo, implementou o Digital Learning Community, comunidade online de ensino bilíngue. A iniciativa é voltada a alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio e inclui ferramentas digitais de interação, conteúdos exclusivos, atividades educacionais e orientações para pais e professores.

Alinhada com a proposta pedagógica da rede canadense, a plataforma mescla interações em português e inglês. Há uma programação diária de atividades a serem cumpridas, permitindo que o conteúdo programático continue sendo aplicado parcialmente e com supervisão próxima de pais e professores. A Maple Bear Digital Learning Community entrou em operação no início de março, e mais de 100 unidades já integram a iniciativa com os seus alunos.

“Já estamos trabalhando na Comunidade há alguns meses, inclusive algumas unidades já tinham incorporado algumas ferramentas em seu dia a dia. Com a pandemia, aceleramos a implantação e conseguimos migrar grande parte das atividades curriculares para o ambiente digital. Além de dar continuidade as aulas, nosso objetivo é manter a comunidade escolar ativa e conectada, possibilitando uma nova experiência pedagógica que une metodologia, ferramentas digitais e constante supervisão e aconselhamento”, afirma Cintia Sant’ Anna, diretora acadêmica da Maple Bear.

O Digital Learning Community é baseado em três pilares: rotinas diárias (orientadas pelo professor para realização pelas famílias em casa), materiais do educador para planejamento das atividades e orientações e ferramentas para a comunicação diária entre escola e famílias para o gerenciamento do aprendizado. Suportando estas atividades, a Maple Bear faz uso de aplicativos escolares, Google Hangouts e o Bulb (para compartilhamento de melhores práticas e resultados). Em algumas escolas, está sendo utilizado também o Google Classroom, especialmente no ensino infantil, no qual aprendizado é construído por meio de brincadeiras e incentivos variados. São disponibilizados ainda leituras interativas exclusivas da Maple Bear e e-books de acordo com a faixa etária.

Na Maple Bear, o aluno é o protagonista de seu aprendizado e na comunidade online esta visão é ainda mais forte. “Na metodologia canadense de ensino incentivamos o aluno a buscar o conhecimento, pesquisar, consultar diferentes fontes e discutir com o grupo suas conclusões. Neste contexto, o professor age como um facilitador e orientador das atividades e o aluno vai construindo seu conhecimento. Na comunidade online essa abordagem se mantém. Inclusive, nossos estudantes estão mais preparados para esta mudança. Uma vantagem que vemos é o envolvimento da família, o que pode trazer novas visões para o aprendizado e uma maior interação familiar”, afirma Cintia.