Para ficar mais próximo da família, químico investe em franquia e hoje fatura R$18 mil por mês

Diante do dilema em priorizar a sua família ou o trabalho, o carioca Luiz Carlos de Oliveira escolheu a família: “Eles são e sempre vão ser a minha prioridade”. O empreendedor de 34 anos decidiu partir para o desafio do negócio próprio quando se deu conta que passava semanas fora de casa: “Trabalhava em uma grande empresa e ficava muito tempo embarcado longe da minha esposa e filhos”

Junto com um amigo e colega de trabalho, Luiz começou a pesquisar o mundo do franchising em 2014. Técnico em química, foi naturalmente levado a conhecer a TRATABEM – única franquia do Brasil especializada no tratamento, assistência técnica e venda de produtos para todos os tipos de piscinas. A dupla iniciou o negócio no mesmo ano, em sociedade, com uma operação home-office. Em plena crise econômica, os sócios tiveram um ano de êxito e decidiram, em comum acordo, dividir o empreendimento em 2015: “Tínhamos algumas divergências de gestão e a separação surgiu com naturalidade. Sozinho, fiquei mais um ano com o home-office e, em 2017, surgiu a oportunidade de abrir a loja TRATABEM”.

Apesar da fragilidade econômica do estado do Rio de Janeiro, a trajetória do Luiz mostra que há espaço para o franchising e para o segmento de Serviços no Estado: “Desde 2014, sempre tivemos em rota de crescimento. Aumentamos a carteira de clientes e o faturamento ano após ano. Hoje, tenho em torno de 60 clientes fixos, fora os esporádicos”, comemora. 

Luiz Carlos atribui o sucesso há alguns pontos, como a maturidade e a constante vontade de crescer e contribuir com o trabalho, seja qual for: “Nos meus empregos anteriores, o estímulo é o que me mantinha atrelado à empresa. Quando sentia que não tinha mais pra onde ir ou crescer, procurava um novo desafio”. Luiz casou jovem, com 18 anos, e hoje é pai de três crianças. A maturidade trouxe também a aspiração ao empreendimento: “Percebi que tinha vocação para liderança e foi daí que surgiu o pensamento de ter o negócio próprio”

Com dois funcionários, Luiz não abre mão de viver o dia a dia do negócio: “Um deles fica na loja, fazendo o atendimento. O outro faz o trabalho junto comigo. Minha esposa também ajuda, na parte administrativa”. Faturando R$18 mil ao mês, o empreendedor tem planos ambiciosos para o futuro: “Quero crescer na rede, como lojista e quem sabe como máster franqueado. A meta é sempre evoluir”, conclui.