Para expandir negócios da rede, Banneg adota másterfranquias em regiões estratégicas

Rede com foco no mercado financeiro conta com másterfranqueados na região de São Carlos (SP) e Curitiba (PR) e projeta atingir mais três regiões ainda em 2018

Expandir os negócios de uma marca requer muito planejamento.  É como pisar em algo muito frágil, em que um simples erro pode arruinar meses de trabalho árduo. Por isso, muitas redes de franquias se utilizam dos máster-franqueados. Esse profissional atuará como um braço da franqueadora, tanto na busca por novos franqueados, quanto no apoio ao suporte dos que estiverem sob sua jurisdição. Mas para isso é necessário muito comprometimento. Atuando como um interlocutor entre franqueadora e franqueados, o Máster precisa estar junto, de mãos dadas com seus assistidos. O masterfranqueado deve ter um bom relacionamento com sua rede, sempre disposto a solucionar conflitos. Mas todo esse esforço vale à pena. A remuneração é bastante interessante.

A triagem é criteriosa. “Se o máster não tem visão para o negócio ou tempo para dedicação à rede que está sob sua responsabilidade, no fim acaba atrapalhando todo o andamento de expansão e comprometendo o suporte para a região na qual atua. Por isso, é essencial analisar se o candidato a máster irá se dedicar”, é o que explica Bruno Camacho, Gestor de Negócios do Banneg – Banco de Negócios, rede especializada em consórcios e financiamentos, que aderiu ao máster-franqueado assim que entrou para o franchising no final de 2017.

Camacho salienta que a importância de adotar o sistema de máster em uma franquia é que ele poderá facilitar o dia a dia da franqueadora e dos franqueados. Afinal o máster é conhecedor daquela região, dos costumes e está mais próximo das necessidades dos franqueados. Pelo fato do Brasil ser um país de proporções continentais, a franqueadora precisa deste auxílio.

Perfil para os negócios

Para se tornar um másterfranqueado Banneg é necessário que o investidor tenha perfil empresarial, capacidade de gerenciar pessoas e algum capital financeiro para o aporte inicial.

Camacho ressalta que para o máster deverá estabelecer uma unidade franqueada (loja física), padronizada, que servirá de modelo para os demais franqueados. Estes critérios são todos preparados pelo marketing da franqueadora que cuida do padrão da marca. “Além de atender no dia a dia os seus clientes, ele também fará atendimentos a franqueados de sua região e a investidores interessados em uma franquia Banneg. Daí ter sua unidade modelo”, explica.

Após passar por uma rigorosa avaliação e ser aprovado para comandar os negócios em sua máster-região, o novo investidor passará por treinamento voltado a expansão e suporte da rede durante três dias, nos quais aperfeiçoará a parte técnica nestas áreas.

“Quando o novo máster já é um franqueado ele tem esse treinamento apenas com técnicas de expansão e suporte para franquias. Já quando é um máster que ainda não é franqueado é necessário primeiro fazer o treinamento presencial da franqueadora, onde abordamos a teoria dos produtos com os quais a franquia trabalhará”, enfatiza o gestor.

Investimento

Para se tornar másterfranqueado, diferente do que necessita para se tornar apenas franqueado, o investidor terá seu perfil muito mais analisado, bem como receberá um estudo aprofundado dos potenciais da região pretendida.  Uma Máster-Franquia pode custar entre R$75 mil a R$500 mil, conforme a região e o potencial de retorno.

O máster-franqueado da rede Banneg será o responsável por acompanhar e fazer crescer unidades de sua região, além de contribuir para a expansão, ou seja, o aumento de unidades naquele setor.  Para tal, terá uma participação sobre vendas das franquias e seus royalties. Ou seja, ser másterfranqueado é algo muito vantajoso.

Másterfranqueado Banneg

Atualmente, o Banneg conta com dois másterfranqueados divididos por região: um profissional localizado na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, responsável por todas as cidades do DDD 16, e outro na capital paranaense, em Curitiba, responsável por todas as cidades do DDD 41.

“Várias regiões do Brasil possuem grande potencial de receber um másterfranqueado Banneg, entre elas Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil”, conta o gestor de negócios enfatizando que a rede está em busca de novos investidores.

Camacho adianta ainda que a franqueadora está em negociação com possíveis investidores para as regiões de São Paulo e Rio de Janeiro.

Uma das vantagens de se tornar um másterfranqueado é que ele poderá ser um franqueado na região que investir, além de ganhar sobre os lucros com vendas de franquias e também na venda dos produtos.