Para driblar falta de crédito, iGUi cria nova opção de pagamento

Renato Barcellos e Ana Paula Boronski recebem o prêmio das mãos de representantes da ABF

A iGUi, comercializadora e fabricante de piscinas presente em mais de 40 países, está entre as redes laureadas pelo mais importante prêmio do franchising brasileiro: o Prêmio ABF Destaque Franchising 2018, conferido pela Associação Brasileira de Franchising.

Pelo terceiro ano consecutivo, a rede está entre os três melhores na categoria Franqueado do Ano. A iGUi foi premiada com o case “Compra Programada”. Renato Barcellos se consagrou na 2ª posição ao criar a campanha que o ajudou a obter giro mensal e alavancar suas vendas em um difícil período no cenário varejista. 

Em 2017, o franqueado de São Luís/MA viu suas vendas caírem por conta da recusa das financeiras em liberar o crédito para potenciais compradores de piscinas: “Eu tinha nas mãos algumas fichas de orçamento com perfis muito bons, mas os clientes não tinham o valor para pagamento à vista e nem tínhamos condições de oferecer o parcelamento por conta da loja. Precisávamos de um meio termo e foi nesse momento que soube que precisava criar uma saída”.

Pensando em driblar esse problema e manter o índice de vendas, Renato teve uma ideia, oferecer a estes clientes um parcelamento diferente do que existia na rede: “Dividi o valor da venda em 10 vezes. Quando o cliente quitasse a 7ª parcela, a piscina seria instalada”. A ideia deu certo e muitos orçamentos foram convertidos para esse modelo. A saída funcionou muito bem para ambos os lados. Para o cliente, o valor seria o mesmo que para uma compra à vista, já para a loja, além de ter uma venda garantida, contava com valores fixos mensais em seu giro de caixa. 

Outras franquias da marca passaram a oferecer o mesmo modelo de pagamento em suas regiões, porém, faltava uma padronização no projeto. Neste momento, a iGUi reuniu o presidente da rede, Filipe Sisson, e os departamentos financeiro e de marketing para discutir a implementação da opção de pagamento em todo o território nacional. Foi então que nasceu a promoção “Compra Programada iGUi”. No primeiro ano da ação, o volume de vendas nessa modalidade chegou a R$5 milhões e apenas no 1º trimestre de 2018, a rede já alcançou a marca de R$1,2 milhões.

Na sua 24ª edição, seis categorias compõem a premiação da ABF: Franqueador do Ano, Franqueado do Ano, Jornalismo, Trabalho Acadêmico, Personalidade do Franchising e Sustentabilidade. Os vencedores foram anunciados na última sexta-feira (20), em cerimônia no WTC, em São Paulo. 

Em 2016, a iGUi foi agraciada com o primeiro lugar nos Prêmios ABF Destaque Franchising de “Franqueador do Ano” e “Franqueado do Ano”. No ano passado, ficou com o terceiro lugar na categoria “Franqueado do Ano”. Já a iGUi TRATABEM, única franquia do Brasil especializada em serviços de tratamento, manutenção e venda de produtos para todos os tipos de piscinas, conquistou  em 2017 o Prêmio ABF Destaque Franchising Sustentabilidade na categoria Sênior. “Os reconhecimentos da ABF servem para nos mostrar que estamos no caminho certo quando o assunto é a relação franqueador-franqueado”, comenta Filipe Sisson, presidente da iGUi Worldwide. 

Há 23 anos no mercado e líder no segmento, com cerca de 800 unidades em mais de 40 países, a iGUi investe continuamente em tecnologias, ferramentas e produtos que atendem tanto às necessidades dos parceiros franqueados quanto aos clientes. Além disso, a franquia investe em cursos de capacitação para colaboradores e franqueados, o que tem contribuído para o aumento significativo nas vendas. 

Selo de Excelência em Franchising 

iGUi e TRATABEM recebem o Selo de Excelência em Franchising

Também na noite de sexta, a iGUi conquistou, por mais um ano consecutivo, o Selo de Excelência em Franchising. A chancela reconhece anualmente as empresas que mais se destacaram no setor de franquias durante o ano anterior. Divido nas categorias Pleno, Sênior e Master, de acordo com o número de franqueados da rede e o tempo de atuação no franchising,  a rede foi agraciada na categoria Sênior, que considera as marcas com mais de cinco anos e que possuem mais de 30 franqueados. A pesquisa recebeu a inscrição de 251 redes e 218 conquistaram o Selo de Excelência em Franchising. A iGUi TRATABEM também recebeu o seu segundo Selo de Excelência.