Paixão por viagem vira negócio rentável para pai e filha

“A única forma de se fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou o que é, não sossegue”. A fala é de Steve Jobs, cofundador da Apple, durante o seu famoso discurso motivacional para uma turma de formandos em 2015. A frase do famoso empreendedor gera muitas discussões pelo mundo afora. Enquanto alguns exaltam questões sobre o efeito do contexto no mercado, outros acreditam fielmente que, de fato, o tema faz todo o sentido.

Weliton Barreiros faz parte do segundo grupo. O homem de 48 anos, morador de Ponta Grossa (PR), sempre foi um apaixonado por viagens. Após vários passeios turísticos, e experiências adquiridas na área de trabalho que o envolviam neste segmento, ele decidiu focar no que gosta. Logo, aliou a vontade de empreender com o que mais gosta de fazer; viajar. “Sempre viajei muito! Pelo trabalho, entre os anos de 1987 a 1990, eu fazia uma média de 100 viagens aéreas ao ano. Junto a isso, a juventude e uma turma animada de amigos incentivavam os passeios de carro ou ônibus por várias partes do Brasil. E assim a paixão por viagens começou há quase 30 anos e me fazendo mais apaixonado a cada embarque e desembarque”, revelou.

O início da nova jornada aconteceu em abril deste ano. Barreiros optou por começar no empreendedorismo por meio do franchising e escolheu a Encontre Sua Viagem – rede de franquias de serviços turísticos, como caminho. “Há aproximadamente dois anos comecei a nutrir o desejo de empreender por conta própria. E assim iniciei estudos e pesquisas a respeito dos diversos negócios potenciais e modelos de gestão. A modalidade de franquia se mostrou a alternativa mais racional”, disse o jovem.

Weliton lista os principais pontos do franchising que o conquistaram:
– Tempo de implementação do negócio seria mais rápido;
– Curva de aprendizado para operar o negócio ficaria bem mais curto;
– Possibilidade de empreender e manter outro emprego para aumentar a renda;
– Baixo investimento inicial;
– Sem necessidade de ponto comercial, nem grande infraestrutura de instalações e fundo de comércio;
– Não há necessidade de constituição, manutenção e reposição de estoque, o qual significa menos capital (financeiro e humano);
– Baixo custo fixo operacional e baixo custo transacional;
– Preparado para vendas on-line;

“A decisão foi buscar franquias de serviços, mais especialmente, uma franquia de serviços de turismo. Juntando a motivação “subjetiva” da paixão por viagens. Assim, cheguei à ‘microfranquiaEncontre Sua Viagem na modalidade “Home Office” que reuniu os filtros que estabeleci para seleção do empreendimento e um ramo de negócio fascinante e entusiasmante”, revelou.

Avaliação conta
Sabe quando você gosta tanto de um serviço ou de algo, e passa a comprar sempre no mesmo lugar? Foi mais ou menos assim que aconteceu com ele. “Quando comecei estudar franquias de serviços dois anos atrás, eu conheci a Encontre e me interessei pelo negócio. Nesse tempo comecei a utilizar os serviços por meio do site e encontrei boas opções em hotéis e de algumas passagens para as minhas viagens pessoais e da família. Assim também foi possível “testar” a marca na perspectiva do cliente. De fato, os “testes” sempre funcionaram bem, sem qualquer problema na utilização dos serviços comprados. Marca aprovada na perspectiva do cliente deu mais segurança para avançar como franqueado”, revelou.

“Estou mais feliz comigo e com a vida”
O empresário, formado em análise de sistemas e ciências contábeis, relata que divide seus horários entre o empreendedorismo e o cargo de gerente financeiro em uma multinacional. “Como executivo de empresa temos muitas regras, guias, planos, manuais e indicadores para seguir. Apesar da autonomia do cargo, de certa forma, há uma liberdade vigiada e limitada por razões de governança. Entretanto, com o próprio negócio, o dono tem a liberdade de decisões, e pode avaliar por sua própria propensão de tomar riscos. Estou compartilhando meu tempo e rotina de trabalho, atendendo de forma mais receptiva as solicitações basicamente da minha rede de contatos e familiares, principalmente passagens aéreas que requerem um tempo menor para finalizar a compra. Nos meses que não tenho viagens ou carga excessiva de trabalho, consigo uma atuação mais ativa e aí os resultados de vendas são maiores. Mas o resultado final destes dilemas e dicotomias é: estou mais feliz comigo e com a vida, mais motivado com o trabalho (todos), mais interessado no futuro (meu, da família e do mundo), mais propenso a planejar e realizar. Mais empenhando em deixar um legado, uma marca, uma reputação”, fala Weliton motivado.

Entre os planejamentos futuros, deixar os frutos da unidade para a filha, faz parte dos planos. Por isso, logo mais, ela já começará a conhecer a rotina da agência. “A partir de outubro minha filha ajudará no atendimento no período da tarde – já que ela é universitária e estuda na parte da manhã. Designei para ela o pós-venda, promoções e marketing digital”, diz o empresário concluindo que até estabeleceu um escritório comercial para atendimento, especialmente corporativo.

Motivação perigosa
O case real de sucesso, mostra sua visão sobre como é trabalhar com algo que realmente se gosta: “Traz muita motivação ‘perigosa’. Explico! A paixão por viajar é tão grande que o desejo sempre é que as pessoas realizem sonhos de conhecerem lugares, vivenciem experiências inesquecíveis e assim ‘ser’ parte das soluções que proporcionam tais experiências. E isso é tão gratificante, que já fiz reservas diretamente no site de companhias aéreas e de hotel, ficando sem qualquer comissão, somente para possibilitar a viagem de um cliente de acordo com as condições dele”, falou.

O empresário que já viajou pela Encontre Sua Viagem, antes de ser franqueado, para muitos locais no Brasil até exterior como Chicago e Nova York, hoje fatura alto “vendendo” sonhos e indicando os destinos baseados em sua experiência pessoal. “Nosso faturamento gira em torno dos R$25 mil. A meta é manter esse média até dezembro. A partir de maio do ano que vem pretendemos atingir os R$ 30 mil. Quando completarmos um ano, já devo pensar em ampliar o escritório para “agência”, e atingir os R$ 70 mil. Esse é o plano! Temos potencial e nichos a serem explorados”, finalizou.

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