O sucesso depende muito do local onde está a franquia

Como já falamos aqui no site, o local onde a franquia será instalada é muito importante para que a loja atraia clientes. Pesquisas no setor de empreendedorismo afirmam que pelo menos 50% do sucesso de um negócio está no ponto em que ele está inserido. Mas não se engane, não é apenas o local em que o imóvel que importa na hora da escolha do ponto, pois outros detalhes também devem ser levados em consideração.

O empreendedor deve saber que depois de definir qual rede de franchising irá atuar, ele irá juntamente com o franqueador escolher o ponto em que a loja ficará. Contudo, essa é uma opção apenas do franqueado. A dica principal antes da escolha da localização é avaliar o público alvo. Quem compra aquele produto? Qual o perfil dos consumidores daquela marca? Definido isto é só começar a procurar pelo imóvel. 

Ao encontrar o empreendimento é hora de descobrir qual é o público daquela região. O futuro empresário deve analisar se aquele é o consumidor alvo dos seus produtos e/ou serviços. Essa dica vale tanto para lojas de rua tanto para shoppings. E falando em centros comerciais outro detalhe é importante. As lojas ou espaços para quiosques mais escondidos tem preços mais acessíveis de aluguel, porém nem sempre atraem o público esperado. Pergunte para os lojistas em volta do ponto se eles estão satisfeitos com o local. Questione sobre as pessoas que frequentam a região e como costumam gastar. Além disso, se informe com estes comerciantes quais são dos dias de maior movimento.

Ao falar sobre público, mesmo quando a franquia está instalada e atendendo é necessário continuar atento ao perfil dos clientes. Angelina Stockler, sócia diretora da Ba Stockler, em artigo no site da Associação Brasileira de Franchising (ABF), explicou que o “conhecimento que uma rede detém sobre o seu cliente é imprescindível, assim como o seu monitoramento. Os consumidores estão sempre passando por mudanças e as mesmas deverão ser acompanhadas para que seja possível adaptar os produtos, a comunicação e o atendimento de acordo com as expectativas +do público-alvo”.

É interessante analisar o crescimento potencial da região ou do shopping. Verificar se se haverá possíveis mudanças do tráfico de trânsito e dos aspectos de urbanização. Ver se não existe barreiras físicas, fluxo de carro superior a capacidade de estacionamento e se há acesso livre para o fluxo de pedestre. Identificar se a infraestrutura do imóvel permite investimento em reforma. No caso dos quiosques a avaliação é do espaço físico em que ele ficará instalado. Será o suficiente?

A maioria das marcas franqueadoras auxilia os empreendedores a identificar estes itens antes da escolha da loja. Porém, é sempre bom tomar estes cuidados. O sucesso do negócio depende muito da dedicação do dono. 

Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter