O futuro das franquias: dá pra prever?

Incerteza política e retomada econômica marcam o momento atual. Quem quer investir pode sentir a tentação de ter uma bola de cristal para saber o que vem pela frente. É claro que isso não existe, mas especialista em franquia existe e temos um dos melhores. 

Conversamos com Marcus Rizzo para saber quais as tendências para o próximo ano. Administrador de empresas, um dos fundadores da ABF, Rizzo atualmente atua na Rizzo Franchising e tem experiência com franquias de diversas partes do mundo. Confira nosso papo antes de se decidir por uma franquia este ano. 

Mapa das Franquias: O ano eleitoral prejudica a previsão que abrange 2018-2020? 

Marcus Rizzo: Não acredito e espero que a economia e em especial, as franquias, andem à margem dos acontecimentos políticos.

Minha crença é que tudo teve uma queda tão brusca que a única saída será a retomada do crescimento nestes próximos anos.

Mapa das Franquias: Quais os cenários econômicos considerados possíveis e quais suas consequências para o franchising?

Marcus Rizzo: Nestas previsões (abaixo) tracei alguns cenários econômicos que dão justificativa para:

Crescimento das redes especializadas em delivery e serviços residenciais:

Centros urbanos com engarrafamentos e aumento da insegurança associado a redução do tamanho das famílias vão prender mais as pessoas em casa e os serviços “on demand”, “to go” e “delivery” vão crescer muito.

E assim traço os demais cenários que vc pode ver no quadro acima.

Mapa das Franquias: Qual o impacto do rebaixamento do Brasil pela Standard & Poor’s na entrada de novas franquias no país? 

Marcus Rizzo: Franqueadores internacionais possuem outro tipo de classificação para internacionalizar suas operações. Estas agências direcionam basicamente risco para investimento (dinheiro).

Abaixo te passo a avaliação de risco para franquias que em 2009 tinha no Brasil a melhor alternativa para crescer.

Por outro lado franqueadores internacionais quase nunca investem na expansão de suas redes. Dependem de investidores locais que se interessam e investem. Assim Carlos Wizard vai aos USA e traz Taco Bell e todas as outras (Rocket Joes, Starbucks, Burger King, …..) que aqui se instalaram tiveram a mesma origem.

Mapa das Franquias: Existe aposta “infalível” em franquia? E qual seria a “missão impossível” das franquias, sempre difícil de emplacar? 

Marcus Rizzo: Existe a aposta infalível para cada um que atenda seus desejos e características. E como dizia o poeta Vinicius “que seja infinito enquanto dure”. Isto quer dizer que franquia e franqueado possuem data de validade, um dia termina! Mas enquanto durar que seja o melhor negócio do mundo.

A missão impossível é achar/buscar o franqueado ideal. Mas ela é possível quando compreendida dentro do tempo de validade do franqueado e da franquia.