Número de mulheres mães no empreendedorismo cresce em ritmo acelerado no Brasil

Dinamismo, proatividade e mil e uma funções. Essas são apenas algumas das características das mulheres brasileiras que acumulam as responsabilidades do empreendedorismo e da maternidade no Brasil. O número de mães empreendedoras por aqui não para de crescer – elas são chefes de família e donas do próprio negócio. Para se ter uma ideia, de acordo com o anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras das Micro e Pequenas Empresas, divulgado pelo Sebrae e o Dieese, ano passado, em 11 anos, o número de mulheres empreendedoras e chefes de famílias saltou de 6,3 milhões para quase 8 milhões, um crescimento de 25%. E os setores em que elas mais investem são os de comércio e serviços: 71,5%.

 E é dessa porcentagem que Andréa Silveira Martins, de 46 anos, faz parte. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFF (Universidade Federal Fluminense), especialista em  Programação de Computadores pela PUC-RJ, em 2014, essa empreendedora nata investiu todas as suas fichas e doses de coragem no negócio próprio.

No início daquele ano, ela abriu sua Gigatron Franchising, na área de Softwares, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ); unidade que hoje administra em meio ao malabarismo de cuidar de casa, marido e filhos (João Pedro, de 15 anos, e Guilherme, de 8 anos) também. “Antes disso, atuei por um bom tempo em uma multinacional que atuava na área de desenvolvimento de softwares para uma instituição bancária e em uma emissora de TV, fazendo a parte de entretenimento na web”, conta.

Coragem em dose dupla

Casada, com um filho de 15 anos e outro de oito, Andrea conduz a franquia da Gigatron sozinha. “Mas meu marido me auxilia em algumas estratégias de vendas”, admite. E um dos fatores que ajuda Andréa a equilibrar trabalho, casamento e filhos, sem deixar a peteca cair, é se aproveitando das facilidades do sistema home office. “Tenho uma sala em um prédio comercial da franquia. No entanto, 90% dos meus dias de trabalho com a Gigatron é pelo modelo home office mesmo. Isso me proporciona mais versatilidade no dia a dia. Assim, consigo atuar melhor orientando as tarefas de casa e conduzir o negócio, simultaneamente”, conta.

Além disso, a comercialização de softwares permite a franqueada trabalhar onde estiver, em vários lugares e situações diferentes. “Com essas facilidades oferecidas por esse modelo de negócio, eu consigo viajar e manter o suporte aos meus clientes pessoalmente, dando a atenção que eles merecem, com muito muita flexibilidade de horário. Para isso, basta que o local de destino tenha internet e que eu leve meu notebook”, revela. Além disso, a garantia de ser dona do próprio negócio e não sofrer com instabilidades econômicas e o que elas acarretam, como o desemprego, agradam a empreendedora. “Não corro o risco de ser demitida e meu ganho é de acordo com meu esforço e empenho”, acrescenta.

Habilidades em comum

E para manter o ritmo de produção sem se esquecer de um lado ou de outro, Andrea também carrega consigo algumas habilidades fundamentais para ambos os trabalhos, como paciência, concentração, foco e saber lidar com as adversidades. “Destaco que a capacidade contornar conflitos de forma que o resultado final seja ‘bom para todos’, é um dos meus maiores desafios”, enfatiza. “Como mãe, as habilidades necessárias do dia a dia são as mesmas. O que muda, é que, nesse caso, meus ‘clientes’ são os meus filhos (risos)”, brinca.

Andréa conta que pela manhã, o trabalho é mais árduo. “Nesse momento, meu filho mais novo se prepara para ir à escola. Então, já deixo tudo organizado na noite anterior e, no dia seguinte, só preciso ficar de olho nos horários para que eles não se embolem. Se algum imprevisto acontece, sei os tempos que gasto em cada atividade e consigo administrar as responsabilidades tranquilamente”, conta.

Segundo ela, é comum também os filhos quererem chamar a atenção dela durante o trabalho. Mas a empreendedora já aprendeu a lidar com a situação. “Algumas vezes, eles querem um pouco de atenção. Portanto, quando a manhã está tranquila, me dedico mais em dar essa atenção a eles. Essa é a vantagem ser dona do próprio negócio e ter a flexibilidade de estar em qualquer lugar. Durante a tarde faço algumas ligações, agendo visitas e tiro dúvidas, além de dar os suportes mais urgentes aos clientes, quando necessário”, finaliza.